Inicio
Institucional
ITB na mídia
Notícias ITB
'Há mais escolas com acesso à internet do que com coleta de esgotos', diz Trata Brasil

'Há mais escolas com acesso à internet do que com coleta de esgotos', diz Trata Brasil

Portal AZ - Blogs
16/05/2017

O presidente-executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, ao participar ontem (15) durante audiência pública interativa promovida pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, afirmou que o saneamento básico no Brasil “ainda está no século 19”. Para ele, embora o acesso à água tenha avançado nos últimos 20 anos, o cenário é de mais de 30 milhões de pessoas sem acesso a fonte regular de água potável e 50% da população sem coleta de esgoto.

Ele disse também que apenas 42% do esgoto coletado no país é tratado, ou seja, milhões de litros de esgoto são despejados na natureza diariamente, o que ocasiona transmissão de inúmeras doenças. Segundo Édison, há mais escolas no Brasil com acesso à internet do que com coleta de esgoto.

O presidente do Trata Brasil avaliou que a questão do esgoto está longe de ser uma prioridade nacional, mas que está comprovado que investimentos em saneamento básico trazem benefícios sociais e econômicos para o país e para a população. Ele citou como exemplos desses benefícios a queda na taxa de mortalidade infantil; a criação de novos postos de trabalho e emprego; a diminuição do número de pessoas atingidas por doenças, como diarreia e dengue; alavancagem do turismo; valorização dos imóveis; ganhos ao meio ambiente e à saúde pública e distribuição de renda, pois as áreas que mais precisam de investimentos estão nos estados menos desenvolvidos. (Senado notícias).

 

Édison Carlos, presidente do Trata Brasil 

Outras Notícias

Copyright 2013 - Instituto Trata Brasil - Todos os direitos reservados.