Inicio
Eventos
Casos positivos de gestão em saneamento básico são discutido...

Casos positivos de gestão em saneamento básico são discutidos na FGV

O Instituto Trata Brasil, em parceria com a Subcomissão Permanente de Saneamento Ambiental (SANEAR) e Grupo de Economia e Infraestrutura e Soluções Ambientais - FGV realizou o seminário 'Exemplos em Saneamento Básico: Municípios provam ser possível universalizar e reduzir as perdas de água', na terça-feira (17 de outubro),  que aconteceu no auditório da FGV do Berrini, em São Paulo. É a terceira edição do evento, que teve início em 2015, e o objetivo é dar visibilidade a casos exitosos em abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos, além de sucesso na redução das perdas de água no sistema de distribuição.

A mesa de abertura foi composta por autoridades do setor, como Jerson Kelman - Presidente da Sabesp, Dra. Mônica Porto - Secretária adjunta de Saneamento e recursos hídricos, Gesner Oliveira do Grupo de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais - FGV e o Deputado João Paulo Papa, representante da Subcomissão Permanente de Saneamento Ambiental -  SANEAR.

O primeiro painel, mediado pelo Deputado João Paulo Papa e Igor Freitas da empresa Bauminas, discutiu a universalização do saneamento na prática e contou com prefeitos de cidades consideradas casos de sucesso em saneamento básico, entre eles estavam prefeito Marcelo Rangel de Ponta Grossa (PR); Secretário do Meio Ambiente, Wilson Portela de Presidente Prudente (SP); prefeito Barjas Negri de Piracicaba (SP); e o vice-prefeito, Ismar Roberto de Araújo, de Lagoa da Prata(MG).

Para falar sobre Redução de Perdas de Água, no painel 2, a mesa foi mediada por Mariano Bergman da empresa Itron e contou com as presenças do prefeito Edgar de Souza de Lins (SP); prefeito Victor Coelho de Cachoeiro do Itapemirim (ES); Paulo Alberto Dedavid da Sanepar representando Umuarama (PR); e o prefeito José Auricchio Júnior de São Caetano do Sul (SP).

Após os painéis, Édison Carlos, presidente-executivo do Instituto Trata Brasil parabenizou as iniciativas dos prefeitos das cidades premiadas, e ressaltou a importância do papel do prefeito e dos demais cidadãos. “O prefeito precisa enfrentar esse desafio de falar para o cidadão o benefício que ele vai receber ao fazer o investir saneamento. Com exemplos assim que conseguiremos chegar à universalização, prefeitos falando para outros prefeitos que é possível resolver esses problemas”.

Ao encerrar o evento, Édison Carlos e o Deputado João Paulo Papa reafirmaram o compromisso das entidades, em continuar dando mais visibilidade para os bons casos de saneamento básico e perdas de água, assim como buscando incentivar os municípios que ainda têm o que fazer.

Confira mais fotos:

https://www.flickr.com/photos/152420322@N06/sets/72157688075130134

 

Copyright 2013 - Instituto Trata Brasil - Todos os direitos reservados.