Inicio
Imprensa
Notícias
Centro de formação em tratamento de água e esgoto

Centro de formação em tratamento de água e esgoto

Portal Saneamento Básico
13/06/2017
 

A Prefeitura de Piracicaba (SP) ao lado do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e da entidade Hydrus, assinaram no último dia sete de junho, durante a abertura do curso de capacitação “Mudança climática e o seu impacto na ocupação dos serviços municipais de água e esgoto”, protocolo de intenção para a instalação de Centro de Formação, Qualificação e Capacitação para cursos técnicos voltados a questão do tratamento de água e esgoto. A cerimônia foi realizada no Museu da Água, em Piracicaba.

Estiveram presente à assinatura o prefeito municipal, Barjas Negri, o presidente do Semae, José Rubens Françoso, e o presidente da Hydrus, Newton Lima Azevedo.

“Hoje é um dia muito importante para o saneamento, esse convênio, é o pontapé inicial para que toda a região possa ter acesso a essa capacitação, com apoio do governo francês por meio da Hydrus para que Piracicaba consiga ser tornar um pólo de desenvolvimento e formação tecnológica”, declarou Françoso.

De acordo com o prefeito, Barjas Negri, o tema água já está sendo debatido, mas ressalta a importância de se preparar para a ocorrência de eventos extremos. “Todos nós saímos de uma crise hídrica sem precedentes na história, ocasionada evidentemente pelas mudanças climáticas, que tem ocorrido de forma constante. O Brasil tem uma grande tarefa que é de universalizar o saneamento básico, milhões de pessoas hoje não tem coleta de esgoto, nem água potável, Piracicaba é uma exceção, aqui nós temos 100% de água encanada, praticamente 100% de coleta de esgoto e 100% de esgoto tratado do coletado”, comentou.

O curso

O curso de capacitação “Mudança climática e o seu impacto na ocupação dos serviços municipais de água eesgoto”, aconteceu nos dias 07 e 08 de junho, e teve o apoio do Ministério Francês do Meio Ambiente da Energia e do Mar. O objetivo da Prefeitura de Piracicaba, do Semae e do HYDRUS-Brasil/OIEAU é trazer conhecimentos para os gestores de companhias municipais de água e esgoto da necessidade de adaptações à mudança climática no Brasil e na América Latina.

No primeiro dia de capacitação aconteceu a palestra do secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, que abordou sobre gestão de recursos hídricos e cobrança pelo uso da água.

Sobre o Centro de Formação

A Associação HYDRUS-Brasil/OIEAU é uma entidade sem fins lucrativos, que nasceu da parceria Lima Azevedo e Office International de l´Eau (OIEAU), com a finalidade de formar, qualificar e capacitar profissionais do setor de saneamento no Brasil e na América Latina. A proposta HYDRUS-Brasil/OIEAU diferencia-se por oferecer módulos curtos de conteúdo prático, desenvolvidos conforme necessidade dos clientes.

Encontram-se em fase final os estudos para a implantação, em Piracicaba, de um Centro de Formação, Qualificação e Capacitação munido de plataformas técnicas de redes de água e esgoto, estações piloto detratamento de água e de esgoto, laboratórios, oficinas técnicas, e salas de aula, tendo como referência as instalações do Office International de l´Eau (OIEAU) em Limoges – La Souterraine na França, com formadores e instrutores capacitados pelo Office International de l´Eau e com cursos totalmente customizados atendendo a realidade brasileira.

Fonte: Consórcio PCJ

was last modified: junho 13th, 2017 by Luigi Amendola

post anterior

Itaipu inaugura primeira fábrica brasileira de biometano

Notícias Relacionadas

Bloqueador de ar não reduz consumo de...

Quando usina hidrelétrica tiver que ‘poupar’ água,...

ABES e BID lançam Diagnóstico da Regulação...

Ação coordenada busca aumentar água armazenada pelo...

ANA seleciona profissionais para o Fórum Mundial...

Ares PCJ aprova reajuste de 9,98% na...

Parceria ANA-Ipea oferece bolsas de pesquisa sobre...

ARES-PCJ recebe visita de Presidente da Agência...

Tarifa de água e esgoto sofre reajuste...

ANA divulga novas regras de operação na...

(Foto: )



Outras Notícias

Copyright 2013 - Instituto Trata Brasil - Todos os direitos reservados.