Inicio
Documentário “A Realidade do Saneamento Básico no Brasil”

Documentário “A Realidade do Saneamento Básico no Brasil”

O Instituto Trata Brasil publica o documentário “A Realidade do SaneamentoBásico no Brasil - documentário com os Embaixadores do Instituto Trata Brasil”, um filme produzido pela Kurundu Filmes que entrevistou moradores de regiões críticas de São Paulo e Porto Alegre, bem como personalidades que colaboram com o Instituto. A proposta é mostrar problemas reais enfrentados diariamente pela falta desse direito fundamental; ter uma água boa para beber e nossos esgotos coletados e tratados. No filme é possível ter uma dimensão dos transtornos à saúde causados, como as mais de 400 mil internações anuais por diarreia, segundo o IBGE 2014, além da correlação da falta de saneamento básico com a proliferação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, chikungunya e zika).

Outro tema abordado é a falta de políticas de regularização e habitação que permitam resolver o problema desses serviços nas áreas irregulares. Atualmente, mais de 11 milhões de pessoas habitam essas localidades no Brasil também segundo o IBGE, e vivem totalmente excluídos de qualquer possibilidade de acesso ao que há de mais básico.

O documentário estará disponível na íntegra, pela primeira vez, no site do Instituto Trata Brasil, após ter sido exibido no 18º FICA - Festival Internacional de Cinema Ambiental de Goiás, além de ter feito parte dos debates do Observatório do Amanhã (Museu do Amanhã – RJ), CIEE de São Paulo e universidades públicas pelo Brasil.

Copyright 2013 - Instituto Trata Brasil - Todos os direitos reservados.