Atividade econômica que impulsiona a economia e gera empregos, o potencial turístico de uma região está diretamente ligado ao pleno acesso à água e ao esgotamento sanitário
Nesta sexta-feira, 27 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Turismo, data estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) em setembro de 1979. O setor do turismo é um pilar fundamental para a economia e geração de empregos em todo o mundo. De acordo com o relatório da World Travel & Tourism Council (WTTC), em 2023, o turismo contribuiu com cerca de 9,9 trilhões de dólares para o PIB mundial, representando aproximadamente 9,1% do total. No Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo, com base no Novo Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o turismo nacional foi responsável pela criação de 214.086 empregos formais em 2023.
Para que a atividade turística se desenvolva adequadamente, é essencial ter acesso pleno aos serviços de saneamento básico. Regiões sem coleta e tratamento de esgoto, ou com escassez de água tratada, comprometem, ou até anulam, o potencial turístico de uma localidade.
Um estudo do Instituto Trata Brasil aponta que as pessoas que moram em áreas com acesso ao saneamento básico têm maiores chances de atuar no setor. Ou seja, em municípios sem saneamento, a proporção de habitantes empregados nas atividades turísticas tende a ser menor, resultando em menos oportunidades de trabalho. Sem as condições ambientais necessárias, a atividade turística não alcança todo seu potencial, pois áreas degradadas não atraem turistas brasileiros ou estrangeiros, gerando perdas em oportunidades de negócios e empregos.
Além disso, dados do IBGE,ME (2022), presentes no Painel Saneamento Brasil, revelam que a renda dos trabalhadores da área turística com acesso ao saneamento é quase R$ 600 maior do que daqueles que não têm acesso aos serviços básicos.
O turismo é um dos setores de atividade econômica que depende das boas condições de saneamento. Com a universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário para a população brasileira, estima-se uma geração de renda de quase R$ 80 bilhões no setor de turismo entre 2021 e 2040, conforme o estudo “Benefícios Econômicos e Sociais da Expansão do Saneamento Brasileiro 2022”.