Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
idosos

Mais de 36 mil idosos foram internados por doenças causadas pela falta de saneamento

Cerca de 19% das hospitalizações por doenças de veiculação hídrica ocorreram entre pessoas com 60 anos ou mais

Um dos principais pilares da saúde pública é o acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário. A falta de serviços de saneamento básico impacta diretamente o bem-estar da população em todas as fases da vida. No dia 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Idoso, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger e cuidar das pessoas idosas. Infelizmente, dados do DATASUS (2022) revelam que doenças decorrentes da falta de saneamento resultaram em mais de 36 mil internações de idosos, ressaltando a urgência de melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. 

Tabela 1 – Internações por doenças associadas à falta de saneamento, DATASUS 2022

Fonte: DATASUS 2022 (Painel Saneamento Brasil)

As informações do DATASUS (2022), presentes no Painel Saneamento Brasil, mostram que cerca de 19% das hospitalizações por doenças de veiculação hídrica ocorreram entre pessoas de 60 anos ou mais. Entre as cinco regiões, o Nordeste do país apresentou o maior número com quase 13 mil internações. Essas hospitalizações devido à ausência do saneamento significam mais pessoas fora de postos de trabalhos, evasão escolar, desigualdade acentuada, baixa expectativa de vida e maior ocorrência de óbitos evitáveis. 

Além disso, ao considerar a perspectiva das pessoas idosas, a falta de saneamento ataca de maneira mais intensa uma saúde já fragilizada pelo ciclo de envelhecimento. A ausência de água potável e esgoto tratado aumenta o risco de doenças infecciosas e crônicas, prejudicando a qualidade de vida dos idosos. Esses problemas podem agravar condições preexistentes e comprometer a autonomia e o bem-estar dos idosos. 

Segundo um estudo do Instituto Trata Brasil, estima-se que, entre 2021 e 2040, o valor presente da economia total gerada pela melhoria das condições de saúde da população brasileira chegue a R$ 25,1 bilhões, resultando em um ganho anual de R$ 1,25 bilhão. Portanto, alcançar a universalização do saneamento é essencial para oferecer saúde, cuidado e qualidade de vida, especialmente no estágio final da vida.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil