Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Qual a diferença entre o SNIS e o Censo? Entenda a metodologia das fontes de dados sobre saneamento

Em meio a tantos dados sobre os serviços básicos, o Trata Brasil explica os principais pontos dessas importantes fontes de dados públicas 

Existem diferentes fontes de informação que trazem dados sobre o panorama de saneamento básico no país. O que difere essas informações públicas é a metodologia levada em consideração para a análise dos indicadores. Entre as principais fontes de saneamento do país, estão o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e o Censo Demográfico do IBGE. Neste contexto, o Trata Brasil explica como funciona a metodologia de cada uma dessas fontes. 

Afinal, o que é o SNIS e o Censo? 

Criado em 1996, o SNIS é uma unidade vinculada à Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) do Ministério das Cidades (MCidades). Com abrangência nacional, reúne informações de caráter institucional, administrativo, operacional, gerencial, econômico-financeiro, contábil e de qualidade da prestação de serviços de saneamento básico em áreas urbanas das quatro componentes do saneamento básico: Água, Esgotos, manejo de Resíduos Sólidos e manejo de Águas Pluviais. Para água e esgotos, as informações são fornecidas por companhias estaduais, empresas e autarquias municipais, empresas privadas e, em muitos casos, pelas próprias Prefeituras. Os dados permitem identificar os aspectos da gestão dos respectivos serviços nos municípios brasileiros.

Por outro lado, o Censo Demográfico, pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, constitui em uma das principais fontes de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os Municípios brasileiros e em seus recortes territoriais internos, fornecendo valiosos subsídios à administração pública e ao planejamento social e econômico do país. O levantamento é realizado decenalmente e tem como base a coleta de dados nos domicílios Ao meio da década, no intervalo entre dois Censos, é efetuada a Contagem da População, operação também censitária que visa atualizar os contingentes populacionais municipais e subsidiar o cálculo de suas estimativas anuais nos anos subsequentes. 

Como funciona a metodologia de coleta dos dados dessas fontes?

Os dados do SNIS são coletados anualmente junto aos municípios e aos prestadores de serviços de saneamento básico. Esse ciclo inicia em abril, após o fechamento dos balanços financeiros das empresas do setor, com a liberação do aplicativo para os prestadores e/ou municípios, responsáveis pela operação dos serviços de saneamento, iniciarem o preenchimento das informações. O preenchimento dos formulários é apoiado por uma equipe técnica, que também valida, em duas etapas, os dados coletados. Com a consolidação das informações, são calculados indicadores de cada componente, elaborados e publicados os dados nos diversos produtos do SNIS.

Já o Censo tem como principal contribuinte dos dados o cidadão. Na presente divulgação temática, o cidadão participou por meio de três formas diferentes: entrevista presencial, por telefone ou auto preenchimento pela internet. No Censo 2022, a entrevista presencial foi realizada pelo recenseador com o registro das respostas no Dispositivo Móvel de Coleta – DMC; as entrevistas por telefone foram realizadas pelo recenseador ou por um agente da Central de Apoio do Censo – CAC; já a coleta pela internet foi feita por autopreenchimento do questionário ou utilizando auxílio de agentes do CAC. A entrevista presencial correspondeu a maior parte (98,9%) das respostas do Censo 2022 com 72433841 questionários aplicados.

Por fim, quais são as principais diferenças entre o SNIS e o Censo?  

Quando falamos de saneamento básico, sobretudo os serviços de água e esgoto, o SNIS analisa uma conjuntura maior de indicadores e as respostas apresentam um nível mais especializado de informações por serem preenchidas pelo município e seus operadores de saneamento básico. A periodicidade anual com que é feita a pesquisa também permite acompanhamento mais aprofundado dos dados.

Pelo Censo, se tem um recorte da observação da própria população sobre os serviços de saneamento, a partir de sua compreensão sobre a própria realidade, em uma quantidade menor de indicadores (abastecimento de água, coleta de esgoto, infra de banheiro e destinação do lixo). A periodicidade, entre décadas, pode oferecer algumas discrepâncias de dados e interpretações, naturais do longo tempo de intervalo da pesquisa.

Fonte: https://www.gov.br/cidades/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/saneamento/snis/snis

https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/22827-censo-demografico-2022.html?=&t=sobre

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil