O Saneamento e a vida da mulher brasileira 2022

O Instituto Trata Brasil, em parceria com a BRK Ambiental, apoio do Pacto Global, lança o segundo estudo da série “O Saneamento e a Vida da Mulher Brasileira”, conduzido pela Ex Ante Consultoria. A pesquisa faz um recorte da população feminina para mostrar que a desigualdade de gênero está presente em todos os estágios da vida da mulher, com reflexos na vida pessoal e profissional.

O estudo se baseia nas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continuada do IBGE (PNADC), da Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE e do Sistema Único de Saúde (DATASUS), considerando os dados de 2016 (base para o primeiro estudo) e 2019 (dados mais recentes do PNADC e do DATASUS).

O relatório aponta que, somente no Brasil, uma em cada quatro mulheres não tem acesso à água tratada ou não é abastecida com regularidade. Além disso, o número de mulheres que residem em casas sem coleta de esgoto saltou de 26,9 milhões para 41,4 milhões entre 2016 e 2019, ou seja, uma taxa de crescimento de 15,5% ao ano do número de brasileiras afetadas pelo problema.

Acesse o relatório completo no site do Instituto Trata Brasil

Detalhes do Estudo

Release

Relatório Completo