
> Estudos trata brasil
> 2023

Avanços do Novo Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil – 2023 (SNIS 2021)
Com o objetivo de acompanhar o estágio de implantação e os potenciais ganhos socioeconômicos suscitados pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico, o Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados e com o apoio institucional da Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento (ASFAMAS), divulga a segunda edição do estudo “Avanços do Novo Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil – 2023 (SNIS 2021)”.

Perdas de Água 2023
O Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados, apresenta a 15ª edição do Ranking do Saneamento com o foco nos 100 maiores municípios do Brasil. O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, publicado pelo Ministério das Cidades. Desde 2009, o Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros com base na população, com o objetivo de dar luz a um problema histórico vivido no país.

Benefícios Econômicos com a Expansão do Saneamento no Rio Grande do Sul
O Instituto Trata Brasil, em parceria com a EX ANTE Consultoria Econômica, publica o estudo que avalia os benefícios econômicos e sociais da expansão do saneamento no estado do Rio Grande do Sul.

Ranking do Saneamento 2023
O Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados, apresenta a 15ª edição do Ranking do Saneamento com o foco nos 100 maiores municípios do Brasil. O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, publicado pelo Ministério das Cidades. Desde 2009, o Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros com base na população, com o objetivo de dar luz a um problema histórico vivido no país.

ESG e Tendências no Setor de Saneamento do Brasil
O Instituto Trata Brasil, em parceria com a KPMG, divulga o estudo “ESG e Tendências no Setor de Saneamento do Brasil”, que tem como objetivo apresentar um panorama sobre como o setor de saneamento e os atores que compõem sua cadeia se relacionam com os aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG) em torno de suas operações.
> 2022

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA EXPANSÃO DO SANEAMENTO NO BRASIL
O Estudo divulga os Benefícios Econômicos e Sociais da Expansão do Saneamento no Brasil.

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DO SANEAMENTO EM PERNAMBUCO
O Estudo divulga os Benefícios Econômicos e Sociais da Expansão do Saneamento em Pernambuco.

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS NO RIO DE JANEIRO
O Trata Brasil divulga estudo aplicado para os Blocos 1 e 4 da concessão do saneamento básico no estado do Rio de Janeiro.

Perdas de Água 2022
Divulgação do estudo “PERDAS DE ÁGUA POTÁVEL (2022, ano base 2020): DESAFIOS PARA DISPONIBILIDADE HÍDRICA E AVANÇO DA EFICIÊNCIA DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL”.

Ranking do Saneamento 2022
O Ranking busca mostrar quais são os desafios que país enfrenta para cumprir com os compromissos nacionais e internacionais em água tratada, coleta e tratamento de esgoto.

O Saneamento e a vida da mulher brasileira 2022
A pesquisa faz um recorte da população feminina, revela que a desigualdade de gênero está presente em todos os estágios da vida da mulher, com reflexos na vida pessoal e profissional.

Avanços do Novo Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil – 2022
O Novo Marco Legal contribui e incentiva os investimentos no setor, visando aumentar a oferta do serviço para uma gama maior da população.

Qualidade da Regulação do Saneamento do Brasil
O material realça a importância do equilíbrio entre os poderes dos Estados e prefeituras, empresas de saneamento – públicas ou privadas e os usuários.
> 2021

As Agências Reguladoras e o Novo Marco Legal do Saneamento Básico
O novo estudo do Instituto Trata Brasil intitulado “Percepção das Agências Reguladoras Infranacionais quanto à

Estudo de Quantificação Hídrica do Programa Água+Acesso
Este relatório é o segundo produto do estudo intitulado “ESTUDO DE QUANTIFICAÇÃO HÍDRICA DO PROGRAMA

SANEAMENTO E DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA – ano base 2019
O Instituto Trata Brasil divulga um novo estudo: “SANEAMENTO E DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA –

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS NO ESTADO DE SANTA CATARINA
O estudo revela os ganhos sociais, ambientais e econômicos que a universalização do saneamento básico traria ao estado de Santa Catarina.

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS NO ESTADO DO MARANHÃO
O estudo revela os ganhos sociais, ambientais e econômicos que a universalização do saneamento básico traria ao estado do Maranhão.

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS NO ESTADO DE RONDÔNIA
O estudo revela os ganhos sociais, ambientais e econômicos que a universalização do saneamento básico traria ao estado de Rondônia, um dos piores índices no país.

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS NO ESTADO DO ACRE
O estudo revela os ganhos sociais, ambientais e econômicos que a universalização do saneamento básico traria ao estado do Acre. A capital Rio Branco se mantem entre as piores cidades em Saneamento Básico.

Perdas de Água Potável (2021, ano base 2019): Desafios Para a Disponibilidade Hídrica e ao Avanço da Eficiência do Saneamento Básico
Durante a pandemia da Covid-19, o acesso aos recursos hídricos é elemento crucial para a população com precários índices de acesso à água e ineficiência do setor de saneamento básico.

Ranking do Saneamento 2021
O estudo aborda os indicadores de água e esgotos nas 100 maiores cidades do país com base nos dados SNIS – ano base 2019.

As Despesas das Famílias Brasileiras com Água Tratada e Coleta de Esgoto
Balanço inédito sobre os gastos familiares com o saneamento básico nas cidades, comparativamente a outras infraestruturas (energia, telecomunicações, gás).
> 2020

CENÁRIO PARA INVESTIMENTOS EM SANEAMENTO NO BRASIL APÓS A APROVAÇÃO DO NOVO MARCO LEGAL
Em novo estudo, o Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, detalha os

Demanda futura por água tratada nas cidades brasileiras – 2017 a 2040
Este novo estudo do Instituto Trata Brasil, intitulado “Demanda Futura por Água Tratada nas Cidades

Perdas de Água 2020 (Ano Base 2018) – Desafios à Disponibilidade Hídrica e Necessidade de Avanço na Eficiência do Saneamento
O combate às perdas de água potável nos sistemas de distribuição é uma das ações menos priorizadas no setor de saneamento.

Ranking do Saneamento 2020
O estudo aborda os indicadores de água e esgotos nas maiores cidades do país com base nos dados do SNIS – ano base 2018.
> 2019

Águas Subterrâneas e Saneamento Básico
Ao mesmo tempo em que mostra o grande potencial dessas águas, o estudo evidencia também

Ranking do Saneamento 2019
Estudo sobre as 100 Maiores Cidades do Brasil, dessa vez com base nos dados SNIS – ano base 2017.

Perdas de água 2019 (SNIS 2017): Desafios para Disponibilidade Hídrica e Avanço da Eficiência do Saneamento Básico
A crise hídrica, principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste, vem sendo discutida entre autoridades, formadores de opinião e sociedade nos últimos meses.
> 2018

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA EXPANSÃO DO SANEAMENTO BRASILEIRO
A parcela da população brasileira com acesso aos serviços de distribuição de água tratada passou

Ranking do Saneamento 2018
O Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, divulga o novo Ranking do

Perdas de Água – Desafios para Disponibilidade Hídrica e Avanço da Eficiência do Saneamento Básico 2018
A crise hídrica que marca algumas regiões do país, notadamente o Sudeste e Nordeste, vem

O Saneamento e a vida da mulher brasileira 2018
Instituto Trata Brasil, em parceria com a BRK Ambiental, apoio do Pacto Global, lança o
> 2017

INSTITUTO TRATA BRASIL ANALISA PANORAMA DOS PMSBS
Em novo estudo, o Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, detalha os desafios a serem enfrentados pelo país e Unidades da Federação para se chegar às metas.

O CASO DAS BACIAS PCJ
A região Sudeste acaba de passar por sua pior crise hídrica da história e é com base nesse recente cenário que o Movimento “Menos Perdas, Mais Água”, da Rede Brasil do Pacto Global e o Instituto Trata Brasil, em parceria com a Braskem e Sanasa, divulga o estudo “Perdas de água nos sistemas de distribuição como agravante à vulnerabilidade das bacias hidrográficas – o caso das bacias PCJ”.

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA EXPANSÃO DO SANEAMENTO NO RIO DE JANEIRO
No Brasil, mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso a serviços de saneamento

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS DA EXPANSÃO DO SANEAMENTO EM SP
A parcela da população brasileira com acesso aos serviços de distribuição de água tratada passou

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS
A parcela da população brasileira com acesso aos serviços de distribuição de água tratada passou

Ranking do Saneamento 2017
Lançado desde 2009 pelo Instituto Trata Brasil, o novo Ranking do Saneamento Básico das 100
> 2016

7 ANOS DE PAC
Com indicadores muito baixos, o Brasil vive um atraso histórico na infraestrutura de saneamento básico, em especial no atendimento em água e esgotos. São mais de 35 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada, mais de 100 milhões sem coleta dos esgotos e somente 40% dos esgotos tratados.

SANEAMENTO E SAÚDE NAS 15 MAIORES CIDADES DE RONDÔNIA
A falta de saneamento básico tem como principal consequência a saúde das famílias. O IBGE, em 2013, apontou que há uma média de 400 mil internados por diarreia em todo país; mais da metade destes casos atingem crianças de 0 a 5 anos.

ÁREAS IRREGULARES
De acordo com o SNIS, 35 milhões de brasileiros não têm acesso aos serviços de água tratada. Já metade da população não têm coleta de esgotos e apenas 40% dos esgotos coletados do País são tratados. A carência do saneamento básico atinge a todos, mas é certo que os maiores impactos estão nas famílias de baixa de renda, muitas delas residentes em locais denominados “aglomerados subnormais”, ou simplesmente áreas irregulares. Neste novo estudo, o Instituto Trata Brasil busca identificar os gargalos que impedem a chegada do saneamento nas áreas irregulares.

BENEFÍCIOS DA EXPANSÃO DO SANEAMENTO NA RMSP
O estudo aborda os benefícios econômicos da expansão do saneamento na Região Metropolitana de São

Ranking do Saneamento 2016
Metade dos investimentos de saneamento básico no país está nas 100 maiores cidades, mas situação
> 2015

6 ANOS DE PAC
Há seis anos o Instituto Trata Brasil acompanha o andamento das obras de saneamento básico do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, especificamente para água e esgoto. Esse acompanhamento, chamado “De Olho no PAC”, tem como objetivo avaliar a evolução das obras e conhecer possíveis gargalos que impedem avanços mais rápidos.

Ociosidade das Redes de Esgoto
A região Sudeste acaba de passar por sua pior crise hídrica da história e é com base nesse recente cenário que o Movimento “Menos Perdas, Mais Água”, da Rede Brasil do Pacto Global e o Instituto Trata Brasil, em parceria com a Braskem e Sanasa, divulga o estudo “Perdas de água nos sistemas de distribuição como agravante à vulnerabilidade das bacias hidrográficas – o caso das bacias PCJ”.

O CASO DAS BACIAS PCJ
A região Sudeste acaba de passar por sua pior crise hídrica da história e é com base nesse recente cenário que o Movimento “Menos Perdas, Mais Água”, da Rede Brasil do Pacto Global e o Instituto Trata Brasil, em parceria com a Braskem e Sanasa, divulga o estudo “Perdas de água nos sistemas de distribuição como agravante à vulnerabilidade das bacias hidrográficas – o caso das bacias PCJ”.

Saneamento Básico em áreas irregulares em São Paulo
O Instituto Trata Brasil, no estudo “Saneamento em Áreas Irregulares no Estado de São Paulo”, procurou identificar a situação do saneamento básico, especialmente dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos, nas áreas irregulares de 12 grandes municípios do Estado de São Paulo.

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS DA EXPANSÃO DO SANEAMENTO NA AP-5 DO RIO DE JANEIRO
Este estudo traz um balanço dos benefícios econômicos do saneamento na Área de Planejamento 5

Ranking do Saneamento 2015
O novo Ranking do Saneamento nas 100 Maiores Cidades, feito pelo Instituto Trata Brasil em

Perdas de Água: Desafios ao Avanço do Saneamento Básico e à Escassez Hídrica 2015
A crise hídrica que marca algumas regiões do país, notadamente o Sudeste e Nordeste, vem
> 2014

DESAFIOS DO SANEAMENTO EM METRÓPOLES DA COPA 2014 – RECIFE
A segunda edição da pesquisa “Desafios do Saneamento em Metrópoles da Copa 2014”, traz os principais avanços e desafios para a universalização dos serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgotos na Região Metropolitana do Recife (RMR).

DESAFIOS DO SANEAMENTO EM METRÓPOLES DA COPA 2014 – RIO DE JANEIRO
Estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas indica os avanços e as necessidades de expansão na rede coletora de esgoto da região metropolitana do Rio. Expansão contribui para a queda da mortalidade infantil e aumento da esperança de vida.

5 ANOS DE ACOMPANHAMENTO DO PAC SANEAMENTO
Criado pelo Governo Federal para acelerar a infraestrutura do Brasil, o Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) foi instituído no país em 2007 e, entre várias áreas, contempla as obras de água e esgotos.

DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO E DA REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS NAS 100 MAIORES CIDADES BRASILEIRAS
Após um longo período de baixos investimentos em esgotamento sanitário, o Brasil acumulou um déficit histórico na mais básica das infraestruturas.

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS DA EXPANSÃO DO SANEAMENTO BRASILEIRO
Detalhes do Estudo Release Book: Principais destaques do estudo Estudo Completo Outras Edições Benefícios Econômicos

BENEFÍCIOS DO SANEAMENTO NA BAÍA DE GUANABARA
O novo estudo do Instituto Trata Brasil, em parceria com a Associação Brasileira dos Membros

Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento no Estado de Rondônia
O novo estudo “Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento no Estado de Rondônia” evidencia as

Ranking do Saneamento 2014
O “Ranking do Saneamento 2014” faz um diagnóstico dos principais indicadores de saneamento básico (abastecimento
> 2013

A IMPORTÂNCIA DO SANEAMENTO BÁSICO PARA A SAÚDE NOS 9 MUNICÍPIOS CEARENSES DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI
Neste estudo, o Trata Brasil recebeu a parceria da CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará e da ARCE – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará. Juntas, pretendem levar informações sobre saneamento e saúde aos municípios da Região Metropolitana do Cariri e também encontrar soluções para obter um maior engajamento da sociedade de forma que o cidadão utilize os serviços oficiais de água e esgotos na região

4 ANOS DE ACOMPANHAMENTO DO PAC SANEAMENTO
Apesar dos esforços do Governo Federal, estados e municípios em vencer os fortes entraves do saneamento básico, o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC não conseguiu até o momento ser a alavanca que o setor precisa para vencer atrasos históricos. Mesmo as maiores cidades, acima de 500 mil habitantes, não tem sido capazes de usar os recursos para ampliar os serviços de coleta e tratamento dos esgotos.

Ranking do Saneamento 2013
O projeto Ranking nas Maiores cidades do Brasil O estudo exclusivo do Instituto Trata Brasil,
> 2012

MANUAL DO SANEAMENTO BÁSICO
Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde

DOENÇAS X SANEAMENTO
O estudo do Instituto Trata Brasil, feito pela pesquisadora Dra. Denise Kronemberger, tem como objetivo fazer uma relação entre o saneamento básico inadequado e as doenças, sobretudo as diarreias. Visa também medir os impactos no Sistema Único de Saúde, resultantes do esgotamento sanitário inadequado nos 100 maiores municípios brasileiros em população.

A PERCEPÇÃO DO BRASILEIRO QUANTO AO SANEAMENTO BÁSICO E A RESPONSABILIDADE DO PODER PÚBLICO
A pesquisa apenas se assemelha à realizada em 2009, pois esta nova versão é mais direcionada às percepções quanto os avanços e carências do saneamento, mas também à visão da sociedade quanto aos serviços realizados e às responsabilidades pelos avanços do saneamento básico nas cidades.

3 ANOS DE ACOMPANHAMENTO DO PAC SANEAMENTO
O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), lançado pelo Governo Federal, em fevereiro de 2007, compreende investimentos nos diversos setores de infraestrutura com o propósito de estimular ao crescimento econômico do País e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida da população de todas as regiões.

MANUAL DO SANEAMENTO BÁSICO
Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio

Ranking do Saneamento 2012
O projeto Ranking nas Maiores cidades do Brasil O estudo exclusivo do Instituto Trata Brasil,
> 2011

2 ANOS DE ACOMPANHAMENTO DO PAC SANEAMENTO
O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), lançado pelo Governo Federal, em fevereiro de 2007, compreende investimentos nos diversos setores de infraestrutura com o propósito de estimular ao crescimento econômico do País e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida da população de todas as regiões.

Ranking do Saneamento 2011
O Brasil melhora muito lentamente na prestação dos serviços de água, coleta e tratamento dos
> 2010

IBOPE PERCEPÇÕES SOBRE SANEAMENTO BÁSICO
Considerando apenas os percentuais de “Muito importante”, Observa-se diferenças significativas entre os serviços avaliados.

RELATÓRIO DO PROJETO BACIA DO TURVO-GRANDE
Após a aprovação da Lei Federal 11.445, de janeiro de 2007, que, dentre outras diretrizes, estabelece o Plano Municipal de Saneamento como de realização obrigatória para todos os municípios brasileiros.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO INADEQUADO E IMPACTOS NA SAÚDE DA POPULAÇÃO
Análise dos impactos na saúde e no sistema único de saúde decorrentes de agravos relacionados ao esgotamento sanitário inadequado nos municípios brasileiros com mais de 300.000 habitantes.

1 ANO DE ACOMPANHAMENTO DO PAC SANEAMENTO
O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), lançado pelo Governo Federal, em fevereiro de 2007, compreende investimentos nos diversos setores de infraestrutura com o propósito de estimular ao crescimento econômico do País e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida da população de todas as regiões.


Ranking do Saneamento 2010
Detalhes do Estudo Pesquisa Outras Edições Ranking do Saneamento 2022 Ranking do Saneamento 2021 Ranking
> 2009

PESQUISA TRATA BRASIL: A FALTA QUE O SANEAMENTO FAZ
Nos anos de 2007 e 2008, o Brasil registrou uma forte aceleração na queda do déficit de acesso a rede de esgoto, da ordem de 4,18% ao ano. Para alcançar a meta do milênio do acesso a saneamento, o Brasil precisaria ter expandido a rede em 2,77% ao ano no período 1990-2015.

PESQUISA TRATA BRASIL: IMPACTOS SOCIAIS DA FALTA DE SANEAMENTO NAS MAIORES CIDADES BRASILEIRAS
Os anos de 2007 e 2008, o Brasil registrou uma forte aceleração na queda do déficit de acesso a rede de esgoto, da ordem de 4,18% ao ano. Para alcançar a meta do milênio do acesso a saneamento, o Brasil precisaria ter expandido a rede em 2,77% ao ano no período 1990-2015.

Ranking do Saneamento 2009
O estudo revelou que entre os anos de 2003 e 2007 houve um avanço de
> 2008

PESQUISA TRATA BRASIL: SANEAMENTO, SAÚDE E O BOLSO DO CONSUMIDOR
A pesquisa “Saneamento, Saúde e o Bolso do Consumidor”, lançada pelo Instituto Trata Brasil e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que em 2007, ano em que o PAC foi lançado pelo governo federal, o saneamento básico foi o serviço público que teve o maior crescimento no país, atingindo 49,44%.

PESQUISA TRATA BRASIL: SANEAMENTO, EDUCAÇÃO, TRABALHO E TURISMO
Crianças que vivem em áreas sem saneamento apresentam redução de 18% no aproveitamento escolar quando comparadas com crianças que vivem em áreas saneadas, revela a pesquisa Trata Brasil: Saneamento, Saúde, Educação, Trabalho e Turismo, desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
> 2007

PESQUISA TRATA BRASIL: SANEAMENTO E SAÚDE
A pesquisa “Saneamento, Saúde e o Bolso do Consumidor”, lançada pelo Instituto Trata Brasil e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que em 2007, ano em que o PAC foi lançado pelo governo federal, o saneamento básico foi o serviço público que teve o maior crescimento no país, atingindo 49,44%.