Trata Brasil na comunidade
O eixo “Trata Brasil na Comunidade” acompanha a evolução da qualidade de vida das pessoas que vivem em comunidades carentes, antes e depois de receberem os serviços de saneamento básico.
Desde 2008, bairros dos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo já foram contemplados com esse trabalho social-estatístico do Trata Brasil e que também conta com o apoio da Pastoral da Criança.
As pesquisas são realizadas por jovens das comunidades envolvidas e que são capacitados para caracterizar a situação das famílias, pessoas doentes ou internadas por doenças da água poluída, expectativa de vida, percepção para o problema da falta de saneamento, entre outros.
Durante os anos do projeto os resultados são diversos, mas fica nítida a sensação das pessoas para a clara diminuição no número de internações por doenças transmitidas por veiculação hídrica, melhora na renda das famílias, avanço no desempenho escolar, entusiasmo com o futuro, entre outros benefícios percebidos após a chegada do saneamento.
Benefícios da água potável em comunidades vulneráveis em Manaus (AM)
O projeto teve como objetivo avaliar a qualidade de vida e percepção dos moradores antes e depois da chegada do serviço de água nos bairros de Compensa, Redenção e Cachoeirinha, localizados no município de Manaus, Estado do Amazonas
Vila Dique – Porto Alegre (RS)
O projeto na Vila Dique começou em 2008 e contou com o envolvimento da Prefeitura de Porto Alegre, Governo Federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Pastoral da Criança e líderes da comunidade. A Vila Dique era uma comunidade carente localizada no
Vila Tanquinho – Ferraz de Vasconcelos (SP)
O projeto ‘Trata Brasil na Comunidade’ aconteceu no bairro Tanquinho/ Jardim TV, no município de Ferraz Vasconcelos (SP), durante agosto de 2012 a outubro de 2013. A comunidade possuía 100% de água tratada, porém mais da metade das casas não tinham esgoto coletado e tratado.