Logo Trata Brasil

> SANEAMENTO NA ESCOLA – BRINCAR PARA SANEAR

“Brincar para Sanear” é uma ação educacional voltada a sensibilizar alunos(as), professores(as) e funcionários(as) para o uso racional da água, preservação dos recursos hídricos, importância da coleta e tratamento do esgoto e proteção contra doenças de veiculação hídrica, por meio de palestras com atividades lúdico-pedagógicas que abordam o tema da água potável e do saneamento básico. Esse projeto está dentro do eixo ‘Saneamento na Escola”.

O público-alvo está em alunos do ensino fundamental de escolas municipais, particulares e as comunidades ao redor. Para envolvê-los(as), são realizadas atividades lúdicopedagógicas dentro das salas de aula (ou em outro espaço indicado), com no máximo 60 alunos por apresentação. Cada apresentação tem a duração de 1 hora e 20 minutos e, ao final, os alunos recebem uma cartilha informativa abordando os temas apresentados. São realizadas 03 ou 04 apresentações por dia. Além das atividades, o projeto promove entrega de materiais didáticos desenvolvidos pelo Instituto Trata Brasil que, há anos, em parceria com cartunistas famosos e editoras especialistas, desenvolve gibis. Como exemplo, um dos materiais entregue para os alunos é o gibi “Heróis da Natureza: Na luta do Saneamento”.

Um dos exemplos de atividades didáticas propostas é o jogo “NA SUA CASA TEM”. Para realização da atividade são apresentadas imagens e os alunos devem responder se em casa tem o que foi apresentado. Usando SIM ou NÃO, as imagens utilizadas são: chuveiro, vaso sanitário, lixeira, livro, papel, higiênico, mosquito da dengue, rato, barata, torneira pingando, mangueira de água, escova de dente e vassoura.

Etapa do projeto realizada no Ceará em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (INEC) em agosto de 2022.