Precariedade dos serviços e esgotamento sanitário impacta negativamente os recursos naturais
Neste dia, 4 de outubro, é celebrado o Dia da Natureza. A data tem como objetivo conscientizar a população em refletir sobre preservar os recursos naturais finitos do planeta terra. O acesso ao saneamento básico é essencial para conservar o meio ambiente. Infelizmente, em pleno século XXI, ainda é encontrado condições extremamente precárias dos serviços básicos.
A falta de esgotamento sanitário reflete diretamente na deterioração do meio ambiente. Aproximadamente 100 milhões de brasileiros não são atendidos com coleta de esgoto. Além disso, o país enfrenta dificuldades para tratar os esgotos, no qual, apenas 50,8% do esgoto gerado é tratado. A porcentagem do esgoto que não é tratado equivale a mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente. Ou seja, o despejo irregular dos esgotos contamina os corpos hídricos, resultando na deterioração da natureza. Ademais, a poluição e degradação do recurso hídrico afeta os habitantes do país, propiciando o aumento de doenças por veiculação hídrica.
Com a universalização do saneamento, os gastos na área da saúde serão menores devido a diminuição de hospitalizações por doenças de veiculação hídrica e também o setor do turismo tende a crescer, gerando mais empregos para população.
É fundamental ressaltar que o atendimento do esgotamento sanitário universalizado resultará na proteção da natureza e da população. Para valorizar e conservar o meio ambiente, o país precisa voltar os esforços para despoluir os rios e córregos, visando preservar os corpos hídricos e também agir na melhor balneabilidade das praias.