Pesquisar
Pesquisar
Pesquisar
Ranking

Cinco municípios lideram evolução nos indicadores de saneamento básico, segundo o Ranking 2025

Compartilhar: 

Nenhum dos municípios com variações positivas no Ranking do Saneamento 2025 está na região Norte e Nordeste

O Ranking do Saneamento 2025, levantamento realizado pelo Instituto Trata Brasil,  destaca os municípios que mais variaram de forma positiva e negativa em relação ao Ranking de 2024. Dos municípios com maiores variações positivas, três são da região Sudeste, um da Sul e um do Centro-Oeste. 

Quadro 1 – Municípios com a maior variação positiva

Fonte: SINISA (2023). Elaboração: GO Associados 

É importante ressaltar que os indicadores do SINISA buscam estabelecer um paralelo entre os dados disponíveis e a realidade observável de cada município, em termos de infraestrutura de saneamento.

O destaque de maior variação positiva é Campos dos Goytacazes (RJ), que subiu da 45ª posição em 2024 para a 26ª em 2025. De acordo com os dados do SINISA (2023), verificou-se um aumento de 1,02 pontos percentuais no atendimento de água e de 4,34 pontos percentuais no atendimento de esgoto, atingindo as metas de 99% e 90%, respectivamente, estabelecidas pelo Marco Legal. Além disso, o tratamento de esgoto aumentou em 5,31 pontos percentuais, acompanhado de uma redução no indicador de perdas na distribuição (de 45,96%, em 2022, para 34,13%, em 2023) e por ligação (de 341,45 L/lig/dia para 300,52 L/lig/dia).

Para Uberaba (MG), a melhoria no Ranking 2025 deve-se à redução em indicadores de perdas: queda de 5,18 pontos percentuais nas perdas por faturamento, de 7,88 pontos percentuais nas perdas na distribuição e de 84,20 L/lig/dia nas perdas por ligações.

Já o município de Canoas (RS) teve sua melhoria atribuída ao investimento total médio por habitante, que passou de R$ 81,80 para R$ 166,01, mais que dobrando de um ano para o outro.

A melhora observada em São Vicente (SP) deve-se, em grande parte, ao aumento de 9,73 pontos percentuais no indicador de coleta de esgoto.

Por fim, Aparecida de Goiânia, que já figurava entre os 20 melhores em 2024, agora está entre os 10 primeiros, com avanços no atendimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Cabe ressaltar que o município estava entre os 20 piores até o Ranking de 2020, evidenciando uma notável ascensão nos últimos cinco relatórios.

Esses exemplos de evolução no saneamento básico demonstram que, com planejamento e investimento em infraestrutura, a melhoria dos indicadores, do bem-estar e da qualidade de vida da população é uma realidade tangível. Diante das metas do Marco Legal do Saneamento, que estabelecem a universalização do acesso à água potável (99%) e à coleta e tratamento de esgoto (90%) até 2033, a continuidade dessa evolução é importante passo para o alcance da universalização no país.

Foto de Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Foto de Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.