Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Mesmo com números positivos, região Sudeste ainda tem desafios em relação ao acesso ao saneamento básico

Mais de 17 milhões de pessoas não têm acesso a coleta de esgoto na região

O sudeste brasileiro engloba os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerias e Espírito Santo. Com cerca de 89 milhões de habitantes, sendo a região mais populosa do país, 8,9% da população não têm acesso à água potável e 20,5% dos moradores não têm atendimento à coleta de esgoto. Ademais, de todo esgoto gerado na região, apenas 55,5% são devidamente tratados. Em relação ao índice de perdas de água, o Sudeste desperdiça diariamente 36,1% nos sistemas de distribuição.

Analisando os estados da região, em São Paulo, 3,8% dos habitantes não têm acesso à água e 9,7% não têm atendimento à coleta de esgoto. A população do estado é de aproximadamente 45 milhões de habitantes, sendo o mais populoso do Brasil. No estado paulista, 34,94% de toda água potável captada não chegam de forma oficial as residências do país. Além disso, 68,9% dos esgotos gerados são tratados.

No Rio de Janeiro, com população de mais de 17 milhões de habitantes, cerca de 9,3% dos moradores não têm acesso à água e 35,6% não têm atendimento à coleta de esgoto. O estado desperdiça diariamente nos sistemas de distribuição 37,82% de água potável. Apenas 39,8% dos esgotos produzido são tratados.

Em Minas Gerais, a parcela da população sem acesso à água potável é de 17,9%, enquanto 26,9% dos habitantes não têm atendimento à coleta de esgoto. Com uma população de aproximadamente 21 milhões de habitantes, no estado mineiro, 36,66% de toda água captada não chegam de modo oficial para a população. Ademais, de todo esgoto produzido apenas 42% são tratados.

Com a menor população entre os estados, no Espírito Santo, dentre os 4 milhões de habitantes, 18,7% não têm acesso à água e 44,1% não têm atendimento à coleta de esgoto. Cerca de 37,25% da água captada nos sistemas de distribuição não chegam para os habitantes. No estado, apenas 42,5% dos esgotos gerado são tratados.

Além dos esforços necessários para fornecer água potável para a população, os estados da região Sudeste devem trabalhar para que os habitantes tenham esgotamento sanitário digno, é possível analisar que existe ineficiência para coleta adequada, sobretudo em regiões vulneráveis dos estados, como é o caso do Norte de Minas Gerais, Sul de São Paulo e partes dos estados do Rio Janeiro e Espírito Santo.

Com a aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento, todos os estados e cidades brasileiras deverão cumprir com as metas estabelecidas até 2033, isto é, 99% da população precisará ser ofertada com água potável e 90% dos habitantes terão que ser atendidos com coleta e tratamento dos esgotos.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil