Logo Trata Brasil

>Rico de Souza, embaixador do Trata Brasil, ressalta a importância do saneamento para melhor balneabilidade das praias

No país, o volume de esgoto despejado sem tratamento na natureza corresponde a 5.522 piscinas olímpicas

Em época de férias é comum que o litoral brasileiro receba muitos turistas. Durante esse período, em algumas praias, a falta infraestrutura de saneamento adequada para tamanho fluxo de pessoas, acaba ocasionando em maior propagação de doenças de veiculação hídrica, como por exemplo, esquistossomose, diarreia, dengue, entre outras enfermidades ligadas a precariedade dos serviços básicos.

No Brasil, um dos principais desafios dentro do saneamento é o serviço de esgotamento sanitário. Isto é, quase 100 milhões de brasileiros não têm o atendimento de coleta de esgoto e somente 51,2% do esgoto gerado é tratado – um volume de 5.522 piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento é despejado irregularmente na natureza.

Essencial para o exercício pleno do turismo nos municípios, os serviços de esgotamento sanitário influenciam diretamente na balneabilidade das praias, ou seja, na qualidade das águas destinadas à banho, mergulho e esportes aquáticos. 

Aliado dos mares, o surf é uma prática esportiva realizada na superfície da água vivenciada por milhares de brasileiros. Um dos grandes nomes da modalidade no país e embaixador do Trata Brasil, Rico de Souza comenta que o surf pode ajudar na busca da universalização do saneamento. “Nós surfistas somos defensores da natureza e ambientalistas por vocação. Dessa maneira, podemos ajudar nessa luta através da imagem do surf, seja por meio de inciativas particulares e ações nas redes sociais, como também em campanhas aliadas à grandes empresas para universalizar esse serviço. Para praticar esse esporte precisamos da água com qualidade!”, aponta Rico.

Nascido no Leblon (RJ), Rico começou sua trajetória no surf nos anos 60, sendo um dos pioneiros da modalidade no Brasil. Comparando a época em que iniciou a surfar com os dias atuais, o surfista avalia que atualmente a população mostra maior conscientização sobre a importância do saneamento. “Antigamente, a sociedade não tinha tanta preocupação sobre a natureza como um todo. Hoje, a população mostra mais consciência da necessidade de preservar a natureza e da importância do saneamento.”O surfista ressalta a necessidade de lutar pelo acesso digno ao saneamento para todos e elogia o trabalho realizado pelo ITB ao longo dos anos. “Na minha visão é extremamente importante viabilizar o saneamento para toda população porque saneamento é saúde. O mar, além de ser um meio para competições, também é de lazer e diversão. Sendo assim, é imprescindível a qualidade da água para todos os brasileiros. Para isso, nós temos que trabalhar aliados a instituições como o Trata Brasil que realiza um trabalho excelente por meio de estudos e pesquisas, levantando dados para avaliar o saneamento. Nessa luta, me coloco sempre a disposição” – finaliza Rico de Souza.