Pesquisar
Pesquisar
Ranking

11 municípios brasileiros alcançam universalização do abastecimento de água, aponta Ranking do Saneamento 2025

Compartilhar: 

Entre os municípios do Ranking que atendem 100% da população com água potável, oito estão na região Sudeste e três no Sul

O Ranking do Saneamento 2025, realizado pelo Instituto Trata Brasil, avalia os indicadores de saneamento das 100 cidades mais populosas do país. De acordo com o estudo, há um total de 11 municípios que possuem 100% de atendimento total de água, ou seja, já alcançaram a universalização dos serviços de abastecimento de água.

Entre os 11 municípios, estão: Niterói (RJ); Curitiba (PR); Uberaba (MG); Santo André (SP); Diadema (SP); Barueri (SP); Vitória (ES); Porto Alegre (RS); Osasco (SP); Carapicuíba (SP); e Canoas (RS).

Existem, ainda, outros 12 municípios com índices de atendimento iguais ou superiores a 99%, que também estão com serviços universalizados de acordo com as metas estabelecidas no Novo Marco Legal do Saneamento Básico, ou seja, todas as localidades brasileiras devem atender 99% da população com água potável até 2033. O menor percentual de atendimento de água em 2023 foi de 35,02%, registrado em Porto Velho (RO).

O indicador médio de atendimento dos 100 maiores municípios é de 93,91% e mostra uma pequena queda em relação ao índice de 94,92% observado em 2022. 90 dos 100 municípios, possuem atendimento total de água maior que 80%, de maneira que a maior parte dos municípios considerados no Ranking se encontra próxima da universalização deste serviço. No geral, os municípios considerados possuem níveis de atendimento em água superiores à média brasileira total, que, de acordo com os dados do SINISA 2023, foi de 83,1%.

Apesar dos desafios enfrentados na infraestrutura de saneamento básico, especialmente entre as populações vulneráveis, o acesso à água é um indicador que está próximo da universalização na grande parte dos 100 maiores municípios brasileiros. No entanto, ela ainda precisa ser uma realidade para todos os brasileiros, uma vez que 16,9% da população nacional ainda carece desse serviço básico.

Foto de Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Foto de Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.