Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

90 anos da Revolução Constitucionalista: confira a evolução dos indicadores de saneamento de São Paulo, estado que liderou o movimento

Realizado em 1932, o Dia da Revolução Constitucionalista marca um momento importante na história de São Paulo

Anualmente, no dia 9 de julho é comemorado o Dia da Revolução Constitucionalista, data que marca o movimento contra a ditadura de Getúlio Vargas realizado pelos habitantes do estado de São Paulo. Visando a importância dessa data, o blog de hoje busca apresentar a evolução do estado de São Paulo nos indicadores de saneamento básico.

É  o estado mais populoso do país e abriga mais de 46 milhões de habitantes. Em relação aos indicadores de saneamento básico, a população com acesso a água potável corresponde a 96,5% e 90,6% habitam em residências com sistema de rede de coleta de esgoto. O estado paulista perde em 34,4% de água potável nos sistemas de distribuição. Além disso, 69,6% do volume de esgoto gerado no estado é tratado.

Analisando  os últimos cinco anos, o estado apresentou uma sucinta evolução nos indicadores básicos. No acesso de água para a população, por exemplo, São Paulo evoluiu 0,9 pontos percentuais. Em relação à coleta de esgoto houve uma melhora de 2,2 p.p. A maior evolução nos indicadores de saneamento ocorreu no indicador de tratamento dos esgotos, no qual, a melhora foi de 8,3 p.p. No índice de perdas de água na distribuição é possível de observar uma pequena melhora de 0,9 p.p.

Apesar de existir certa evolução, São Paulo ainda enfrenta dificuldades em algumas localidades do estado para que a população tenha acesso à água e esgoto. Por se tratar de ser o mais populoso, o número em milhões de pessoas sem acesso aos serviços ainda é alto. Com o Marco Legal do Saneamento Básico, o estado paulista, como todo o país, deve até 2033 cumprir com as metas estabelecidas para universalização do saneamento, isto é, a porcentagem da população com acesso à água deve ser de 99% e 90% de atendimento de coleta e tratamento dos esgotos para os habitantes.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil