Logo Trata Brasil

>90 anos da Revolução Constitucionalista: confira a evolução dos indicadores de saneamento de São Paulo, estado que liderou o movimento

Realizado em 1932, o Dia da Revolução Constitucionalista marca um momento importante na história de São Paulo

Anualmente, no dia 9 de julho é comemorado o Dia da Revolução Constitucionalista, data que marca o movimento contra a ditadura de Getúlio Vargas realizado pelos habitantes do estado de São Paulo. Visando a importância dessa data, o blog de hoje busca apresentar a evolução do estado de São Paulo nos indicadores de saneamento básico.

É  o estado mais populoso do país e abriga mais de 46 milhões de habitantes. Em relação aos indicadores de saneamento básico, a população com acesso a água potável corresponde a 96,5% e 90,6% habitam em residências com sistema de rede de coleta de esgoto. O estado paulista perde em 34,4% de água potável nos sistemas de distribuição. Além disso, 69,6% do volume de esgoto gerado no estado é tratado.

Analisando  os últimos cinco anos, o estado apresentou uma sucinta evolução nos indicadores básicos. No acesso de água para a população, por exemplo, São Paulo evoluiu 0,9 pontos percentuais. Em relação à coleta de esgoto houve uma melhora de 2,2 p.p. A maior evolução nos indicadores de saneamento ocorreu no indicador de tratamento dos esgotos, no qual, a melhora foi de 8,3 p.p. No índice de perdas de água na distribuição é possível de observar uma pequena melhora de 0,9 p.p.

Apesar de existir certa evolução, São Paulo ainda enfrenta dificuldades em algumas localidades do estado para que a população tenha acesso à água e esgoto. Por se tratar de ser o mais populoso, o número em milhões de pessoas sem acesso aos serviços ainda é alto. Com o Marco Legal do Saneamento Básico, o estado paulista, como todo o país, deve até 2033 cumprir com as metas estabelecidas para universalização do saneamento, isto é, a porcentagem da população com acesso à água deve ser de 99% e 90% de atendimento de coleta e tratamento dos esgotos para os habitantes.