Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Mais da metade da água potável é desperdiçada na Região Metropolitana de Salvador

Com índice de 55,8%, o número é bem superior à média nacional de perdas de água nos sistemas de distribuição, que está em 40,3%

Um dos lugares mais visitados do país durante a época do Carnaval, Salvador é o destino favorito de brasileiros e turistas para curtir a folia. No blog de hoje, o ITB vai apresentar os indicadores dos serviços básicos, a partir de dados do Painel Saneamento Brasil, sobre a Região Metropolitana da capital baiana.

Tabela 1 – Indicadores de Saneamento da Bahia, Salvador e da Região Metropolitana de Salvador, ano base 2021

Fonte: Painel Saneamento Brasil/ SNIS 2021

A Região Metropolitana de Salvador engloba 13 municípios do estado  e abriga aproximadamente 4 milhões de habitantes, em que figuram: Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz. 

Na metrópole mais rica da região Norte-Nordeste, a população com acesso à água é de 97,4% e 75,6% dos habitantes têm atendimento de coleta de esgoto, enquanto 83,5% do esgoto gerado é tratado. No que diz respeito ao índice de perdas, a região desperdiça mais da metade da água produzida nos sistemas de distribuição, volume que chega a 55,8%. 

Apesar de apresentar bons indicadores de saneamento, Salvador ainda tem quase 1 milhão de habitantes que não recebem coleta de esgoto. Com as metas estabelecidas pelo Marco Legal, o país tem como objetivo universalizar o saneamento para toda população até 2033, ou seja, 99% dos habitantes deverão ser atendidos com água potável e 90% da população precisará receber os serviços de coleta e tratamento de esgoto. 

Ademais, o controle de perdas na distribuição é fundamental para disponibilizar o recurso hídrico para todos os habitantes, sendo assim, a região tem como desafio buscar soluções eficientes para diminuir o desperdício de 55,8% e alcançar o padrão de excelência do indicador, isto é, em níveis inferiores a 25%.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil