Logo Trata Brasil
Search

Alunos com acesso a saneamento em casa têm escolaridade média de 8,49 anos, enquanto os que não têm passam 5,31 anos na vida escolar

Dados presentes no Painel Saneamento Brasil apontam que o acesso a banheiro influencia também na nota média no Enem dos estudantes

Neste dia, 15 de março, é celebrado o Dia da Escola, ambiente responsável por formar e desenvolver educacionalmente crianças e adolescentes, projetando-os para viver em sociedade. A privação do saneamento básico afeta diretamente o desenvolvimento dos estudantes durante essa fase fundamental que é a vivência na escola, uma vez que, a falta do atendimento à água potável e a ausência do esgotamento sanitário fomenta doenças de veiculação hídrica, como por exemplo, diarreia, febre amarela, dengue, esquistossomose, entre outras. 

Segundo informações do DATASUS (2021), presentes no Painel Saneamento Brasil, ocorreram mais de 70 mil internações por doenças associadas à falta de saneamento, entre a população de 0 a 19 anos. Como é possível observar na tabela abaixo, as maiores hospitalizações foram registradas entre crianças de 0 a 4 anos, grupo com mais de 45 mil internações. 

Tabela – Internações totais por doenças de veiculação hídrica entre crianças, adolescente e jovens

Fonte: Painel Saneamento Brasil/ DATASUS

Sendo assim, quanto mais os estudantes ficam adoecidos, consequentemente, menos tempo eles passam no ambiente escolar, devido a necessidade de faltar nas aulas. Para exemplificar esse impacto, dados do Painel Saneamento Brasil mostram que a escolaridade média dos estudantes é de 8,49 anos, isto é, o indicador considera o tempo que um aluno(a) que mora em uma residência com os serviços de água e esgotamento sanitário frequenta o ambiente escolar. Em contrapartida, aqueles estudantes sem acesso aos serviços básicos em suas residências, em média, passam 5,31 anos na vida escolar.

Ademais, a precariedade do saneamento afeta até mesmo uma das mais importantes etapas da vida escolar do jovem estudante, o seu desempenho no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), prova para admissão em instituições de ensino superior. A partir de informações disponibilizadas pelo INEP (2021), a nota média no ENEM de pessoas com banheiro em casa é de 535,69, enquanto a nota média de pessoas sem banheiro é de 468,31 – uma diferença de quase 70 pontos.

A vida na escola é fundamental para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. Para além do aprendizado de conhecimentos gerais, é no ambiente escolar que os estudantes aprendem a conviver em sociedade. Desta forma, universalizar o saneamento básico significa oferecer oportunidades para esses jovens se desenvolverem como futuros profissionais e, principalmente, como cidadãos. 

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil