Três das maiores cidades do país receberão o prêmio por evoluir nos serviços de coleta e tratamento de esgoto
A premiação ‘Casos de Sucesso & Inovação e Tecnologia’, criada pelo Instituto Trata Brasil, acontece em parceira com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais (CEISA) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com apoio da Water.org, Rede Brasil do Pacto Global da ONU e patrocínio da Saint-Gobain Canalização. O evento será realizado no dia 10 de novembro, às 13h30, na Fundação Getúlio Vargas (FGV) localizada na Avenida 09 de Julho, na cidade de São Paulo (SP).
Visando prestigiar os municípios que estão evoluindo nos indicadores de saneamento, a premiação busca fomentar a partir desses exemplos positivos que outras cidades brasileiras voltem seus esforços para universalização dos serviços básicos. A avaliação é feita a partir dos indicadores de saneamento presente no Ranking do Saneamento, relatório elaborado pelo Instituto Trata Brasil.
A primeira categoria anunciada foi referente aos três exemplos positivos na evolução do investimento médio por habitante nos últimos 10 anos – confira quais são os premiados: https://bit.ly/3gFQaEy.
Desta vez, o ITB revela os premiados na categoria de evolução dos indicadores de esgotamento sanitário nos últimos 10 anos. Entre as cidades destaques no setor estão: Campos dos Goytacazes (RJ), Mauá (SP) e Uberaba (MG).
Apresentando uma notável evolução nos últimos anos, Campos dos Goytacazes evoluiu em 29,90 pontos percentuais no atendimento de coleta de esgoto para população. Em 2011, a população atendida com à coleta era de apenas 54,36%, entretanto no ano de 2020, o índice subiu para 84,26%. O tratamento de esgoto evoluiu 24 pontos percentuais de 2011 a 2020, evoluindo de 42,54% para 66,57%. Contudo, o serviço ainda é um desafio para o município até 2033.
Outra premiada pelo ITB, a cidade de Mauá apresenta uma das evoluções mais positivas do país, isto é, em 2011, 4,72% do volume de esgoto gerado no município era tratado, já em 2020, esse indicador apontou 70,94%, uma melhora de 66 pontos percentuais. Enquanto a parcela da população com coleta de esgoto saiu de 83% em 2011 para 92,89% em 2020.
Mais um destaque nos serviços de esgotamento sanitário é o município de Uberaba. A cidade do Triangulo Mineiro apresenta índices superiores aos estabelecidos pela meta de universalização do Marco Legal. O destaque da cidade mineira está no tratamento de esgoto, que saiu de 59,20% em 2011 para 99,50%, no ano de 2020. Sendo assim, tanto no tratamento quanto na coleta de esgoto, em que 98,50% dos habitantes recebem o serviço, Uberaba já é considerada universalizada .Acompanhe as redes sociais do Trata Brasil para conferir outras categorias e cidades que serão premiadas. Ademais, para participar do evento no dia 10 de novembro, faça sua inscrição no site do ITB: https://tratabrasil.org.br/premio.