Logo Trata Brasil

>ITB revela cidades que serão premiadas por exemplo positivo na categoria perdas de água

Premiação busca incentivar que outras cidades brasileiras concentrem esforços para universalização do saneamento

Neste mês de novembro de 2022 acontece a premiação Casos de Sucesso & Inovação e Tecnologia’, criada pelo Instituto Trata Brasil, em parceira com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais (CEISA) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com apoio da Water.org, Rede Brasil do Pacto Global da ONU, UNICEF Brasil e patrocínio da Saint-Gobain Canalização.

Durante as últimas semanas, o ITB está anunciando as cidades que serão premiadas no evento. Após revelar os municípios premiados nas categorias de investimento e esgotamento sanitário, desta vez, o Trata Brasil revela os  ‘Casos de Sucesso’  na categoria de perdas de água: Taboão da Serra (SP); São José do Rio Preto (SP); e Campo Grande (MS).

Taboão da Serra é uma das cidades escolhidas como destaque na categoria “Redução de perdas de água dos municípios do Ranking do Saneamento na Década”. Nos últimos anos, o município teve uma evolução significativa no índice. Em 2011, o índice de água perdida era de 55,9%, enquanto em 2020 esse número reduziu para 20,55%. A média nacional no índice de perdas de água é de 40,1%.

Outra cidade premiada pela eficiência na redução de perdas de água é São José do Rio Preto. O município paulista apresentou positiva queda de 13 p.p. no indicador de perdas na distribuição. Em 2011, o valor já estava abaixo da média nacional, em 33,67%. No ano de 2020, o indicador melhorou para 20,32%.

Mais um município que receberá a premiação por exemplo positivo em reduzir o índice de perdas é Campo Grande. A capital do Mato Grosso do Sul apresenta uma das menores perdas de água potável do país, no qual, desperdiçava apenas 19% do recurso hídrico nos sistemas de distribuição. Em 2011, a cidade perdia mais da metade da água, isto é 57%.

Para participar da premiação organizada pelo Instituto Trata Brasil realize sua inscrição no site: https://tratabrasil.org.br/premio. O evento acontecerá no dia 10 de novembro, às 13h30, na Fundação Getúlio Vargas (FGV) localizada na Avenida 09 de Julho, na cidade de São Paulo (SP).