Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Dia Mundial dos Oceanos: Brasil despeja 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento diariamente na natureza

Números precários de saneamento básico impactam diretamente os corpos hídricos do país

Neste 8 de junho é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos. A data foi criada durante a Rio-92, em uma Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Entretanto, a celebração do dia foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) apenas em 2008. O objetivo da data é ressaltar a importância do cuidado e preservação dos oceanos, incentivando a sociedades e as autoridades a estimularem políticas que projetam esse corpo hídrico.

A falta de saneamento básico é um dos principais vetores para poluição e contaminação dos oceanos, rios e mares. Infelizmente, no Brasil, mais de 100 milhões de brasileiros não têm coleta de esgoto e apenas 50,8% do esgoto gerado é tratado. Ou seja, são mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento despejadas na natureza diariamente. No mundo, estima-se que aproximadamente 4,2 bilhões de pessoas não tenham acesso aos serviços de saneamento básico.

Deixar escoar os esgotos para os corpos hídricos resulta em diversas consequências negativas, tanto para o meio ambiente, como também para a população. Além da contaminação da água pelo despejo irregular dos esgotos, a deterioração da natureza impacta a área turismo, que é uma importante fonte de renda para qualquer país. A valorização ambiental passa por uma melhor balneabilidade das praias, pela despoluição dos rios e córregos e na oferta universal de água tratada, pré-condição para o pleno exercício do turismo. Para a população, além do desemprego que pode gerar devido as condições precárias para o setor do turismo, a poluição dos rios e oceanos pode acarretar doenças e óbitos por veiculação hídrica.

A conservação dos corpos hídricos seja os oceanos, rios e lagos passa por uma conscientização da sociedade e, principalmente, pela participação política com leis que visem o acesso ao saneamento para todos e a proteção desse recurso tão essencial que é água. Com a aprovação do Marco Legal do Saneamento Básico em 2020, o país tem metas estabelecidas a serem cumpridas até 2033 a fim de universalizar o acesso a água e o atendimento a coleta e tratamento de esgoto para a população brasileira.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil