Logo Trata Brasil
Search

Minas Gerais evolui em sua coleta e tratamento de esgoto

Entre 2015 e 2021, o estado mineiro evoluiu em 20,6 pontos percentuais no índice de tratamento de esgoto

Minas Gerais, com seus mais de 21 milhões de habitantes, é o segundo estado mais populoso do Brasil. Como anda a oferta de água, coleta e tratamento de esgoto na região? 82,6% de sua população conta com acesso à água potável, enquanto 37,5% do recurso hídrico é perdido nos sistemas de distribuição – volume menor que a média nacional de 40,3%, de acordo com dados de 2021 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Entre os gargalos a serem superados para universalização do saneamento, Minas Gerais ainda apresenta desafios nos serviços de esgotamento sanitário. Cerca de 74,1% da população mineira é atendida com coleta de esgoto e apenas 44,1% dos esgotos gerados são tratados no estado.

Apesar dos índices de coleta e tratamento estarem distantes das metas estabelecidas pela Lei 14.026/2020, o “Novo Marco Legal do Saneamento Básico”, que estipula que, até 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água tratada e 90% à coleta e ao tratamento de esgoto, o estado vem mostrando evolução no esgotamento sanitário.

Tabela 1 – Evolução dos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Minas Gerais, entre 2015 e 2021

Fonte: SNIS

Como é possível observar na tabela acima a partir de dados do SNIS presentes no Painel Saneamento Brasil, o índice de atendimento de esgoto evoluiu em 5 pontos percentuais nos últimos sete anos. Em 2015, o serviço chegava a 69,1% dos habitantes e, no ano de 2021, a melhoria do acesso à coleta de esgoto passou a atender 74,1% da população. A maior evolução observada nos últimos anos é no serviço de tratamento de esgoto, onde Minas Gerais apresentou uma melhoria de 20,6 pontos percentuais. No ano de 2015, o esgoto tratado era de apenas 23,5%, enquanto em 2021 o índice saltou para 44,1%.

A melhoria nos serviços de coleta e tratamento de esgoto vista no estado indica que o saneamento básico tem ocupado espaço na agenda pública. Entretanto, apesar da melhoria, Minas Gerais deve fomentar mais investimentos e esforços para buscar universalizar o esgotamento sanitário, como também o abastecimento de água para a população até a data estabelecida para o cumprimento da meta nacional. 

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil