Logo Trata Brasil
Search

Untreated Wastewater Clock

Olympic sewage pools
dumped into nature this year

There are 5,253 Olympic sewage pools per day untreated dumped into nature

There are 5,253 Olympic sewage pools per day untreated dumped into nature

> Statistic

Access the “Brazil Sanitation Panel” and discover how access to water transforms people’s lives in more than 893 locations throughout Brazil. Check your city’s socioeconomic and sanitation indicators.

BASIC SANITATION BLOG (Portuguese Only)

Casos positivos: universalização do saneamento é realidade em três municípios do país

Conforme o Ranking do Saneamento 2024, os municípios de Maringá (PR), São José do Rio…

Dois ‘Brasis’? Situação de saneamento nas cinco melhores e piores capitais brasileiras evidencia realidades distintas

15ª edição do Ranking do Saneamento mostra um panorama heterogêneo nos serviços básicos entre as…

Dia Mundial pela Limpeza da Água: saneamento básico é o principal agente para proteger os recursos hídricos

A ausência dos serviços básicos prejudica a qualidade da água e provoca a contaminação de…

Mais de 1.000 piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas diariamente no Sul do país

Distante das metas do Marco Legal do Saneamento para universalizar os serviços de esgotamento sanitário,…

Trata Brasil Studies

Annually, Instituto Trata Brasil publishes a range of studies on access to basic sanitation and its relationship with society. There are several studies with the aim of promoting debates and bringing knowledge to society about the impacts caused by the absence of water and sewage services in the country. In this section you can access all publications, such as the Sanitation Ranking, Study on Water Loss, Economic and Social Benefits of the Sanitation Expansion in Brazil, among others.

> Follow us

Quais são os 5 melhores indicadores positivos em relação ao tratamento de esgoto? 💩🚽O indicador mostra, em relação à água consumida, qual a porcentagem do esgoto que é tratado. São eles: Piracicaba (SP); Niterói (RJ); Maringá (PR); Uberaba (MG) e Cascavel (PR).Veja esses e mais indicadores de saneamento no Ranking do Saneamento 2024, no site do Instituto Trata Brasil! #saneamento #rankingdosaneamento #esgoto

Quais são os 5 melhores indicadores positivos em relação ao tratamento de esgoto? 💩🚽

O indicador mostra, em relação à água consumida, qual a porcentagem do esgoto que é tratado. São eles: Piracicaba (SP); Niterói (RJ); Maringá (PR); Uberaba (MG) e Cascavel (PR).

Veja esses e mais indicadores de saneamento no Ranking do Saneamento 2024, no site do Instituto Trata Brasil! #saneamento #rankingdosaneamento #esgoto
...

53 4
O Instituto Trata Brasil, em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizou no dia 27/05/24 a entrega do 8º Prêmio Casos de Sucesso, que reconhece as boas práticas de municípios no âmbito do abastecimento de água e esgotamento sanitário.O evento contou com a presença de prefeitos e representantes das concessionárias premiadas nas quatro categorias.Confira os melhores momentos da edição e nos conte: qual município você gostaria de ver recebendo o prêmio “Casos de Sucesso” em 2025?

O Instituto Trata Brasil, em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizou no dia 27/05/24 a entrega do 8º Prêmio Casos de Sucesso, que reconhece as boas práticas de municípios no âmbito do abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O evento contou com a presença de prefeitos e representantes das concessionárias premiadas nas quatro categorias.

Confira os melhores momentos da edição e nos conte: qual município você gostaria de ver recebendo o prêmio “Casos de Sucesso” em 2025?
...

20 2
A situação das perdas de água no Brasil varia bastante entre as diferentes regiões. As regiões Norte e Nordeste enfrentam os maiores desafios para reduzir esses índices, enquanto as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm um desempenho melhor, acima da média nacional.Confira como está a situação das perdas de água no Nordeste do país.
Para saber mais sobre o tema, confira o estudo completo "Perdas de Água 2024" (link na bio). #nordeste #perdasdeagua

A situação das perdas de água no Brasil varia bastante entre as diferentes regiões. As regiões Norte e Nordeste enfrentam os maiores desafios para reduzir esses índices, enquanto as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm um desempenho melhor, acima da média nacional.

Confira como está a situação das perdas de água no Nordeste do país.
Para saber mais sobre o tema, confira o estudo completo "Perdas de Água 2024" (link na bio). #nordeste #perdasdeagua
...

174 6
Você sabe o que é a ETA? Estação de Tratamento de Água, ou ETA, é a responsável por tornar a água ideal para o uso, reduzindo sua poluição, deixando-a dentro dos parâmetros necessários para a utilização.A água tratada que é consumida nas casas passa por um longo percurso antes de despontar na boca da torneira. Nas cidades que contam com uma rede de abastecimento adequada, a água é captada nos mananciais e submetida a diversos procedimentos de filtragem e desinfecção, para só então ser distribuída para as residências. #saneamento #agua

Você sabe o que é a ETA? Estação de Tratamento de Água, ou ETA, é a responsável por tornar a água ideal para o uso, reduzindo sua poluição, deixando-a dentro dos parâmetros necessários para a utilização.

A água tratada que é consumida nas casas passa por um longo percurso antes de despontar na boca da torneira. Nas cidades que contam com uma rede de abastecimento adequada, a água é captada nos mananciais e submetida a diversos procedimentos de filtragem e desinfecção, para só então ser distribuída para as residências. #saneamento #agua
...

136 0
Quais são as perdas de água nos países latino-americanos?
No “Estudo de Perdas de Água 2024 (SNIS, 2022): Desafios na Eficiência do Saneamento Básico no Brasil”, lançado recentemente pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, sinaliza também a situação de perdas na América Latina.A Asociación de Entes Reguladores de Agua Potable y Saneamiento de las Americas (ADERASA) coletou dados detalhados de 97 operadores de saneamento em 9 países da região.🔍 Quer saber mais? Confira o estudo completo no site. #perdasdeagua #agua #americalatina

Quais são as perdas de água nos países latino-americanos?
No “Estudo de Perdas de Água 2024 (SNIS, 2022): Desafios na Eficiência do Saneamento Básico no Brasil”, lançado recentemente pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, sinaliza também a situação de perdas na América Latina.

A Asociación de Entes Reguladores de Agua Potable y Saneamiento de las Americas (ADERASA) coletou dados detalhados de 97 operadores de saneamento em 9 países da região.

🔍 Quer saber mais? Confira o estudo completo no site. #perdasdeagua #agua #americalatina
...

123 7
O Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados, publica o “Estudo de Perdas de Água 2024 (SNIS, 2022): Desafios na Eficiência do Saneamento Básico no Brasil”, que busca expor o grande problema econômico e social da ineficiência no controle de perdas de água em nosso país.O estudo foi elaborado a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, ano-base 2022) e compreende uma análise do Brasil, de suas cinco macrorregiões, das 27 Unidades da Federação e dos 100 municípios mais populosos do país (incluindo as capitais dos estados), que figuraram no Ranking do Saneamento de 2024.Saiba mais no estudo completo (link na bio). #perdasdeagua #saneamento

O Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados, publica o “Estudo de Perdas de Água 2024 (SNIS, 2022): Desafios na Eficiência do Saneamento Básico no Brasil”, que busca expor o grande problema econômico e social da ineficiência no controle de perdas de água em nosso país.

O estudo foi elaborado a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, ano-base 2022) e compreende uma análise do Brasil, de suas cinco macrorregiões, das 27 Unidades da Federação e dos 100 municípios mais populosos do país (incluindo as capitais dos estados), que figuraram no Ranking do Saneamento de 2024.

Saiba mais no estudo completo (link na bio). #perdasdeagua #saneamento
...

263 1
No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, lançará o estudo “Perdas de Água 2024”.Mas para você ficar por dentro do tema: o que são perdas de água?
Perdas de água se referem ao volume de água potável que é desperdiçado antes de chegar aos consumidores.Aguarde o estudo completo no dia 5 de junho no site do ITB! #perdasdeagua #saneamento

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, lançará o estudo “Perdas de Água 2024”.

Mas para você ficar por dentro do tema: o que são perdas de água?
Perdas de água se referem ao volume de água potável que é desperdiçado antes de chegar aos consumidores.

Aguarde o estudo completo no dia 5 de junho no site do ITB! #perdasdeagua #saneamento
...

167 0
🌳 Você sabia que a Mata Atlântica é crucial para o controle das mudanças climáticas e o abastecimento de #água em várias cidades do Brasil? Em tempos de #escassez hídrica, a precariedade dos serviços de saneamento e o desmatamento elevado da Mata Atlântica corroboram para que mais brasileiros fiquem sem a água, elemento fundamental para a vida no planeta.Neste dia especial, vamos nos conscientizar sobre a importância de proteger e preservar esse #bioma.

🌳 Você sabia que a Mata Atlântica é crucial para o controle das mudanças climáticas e o abastecimento de #água em várias cidades do Brasil? Em tempos de #escassez hídrica, a precariedade dos serviços de saneamento e o desmatamento elevado da Mata Atlântica corroboram para que mais brasileiros fiquem sem a água, elemento fundamental para a vida no planeta.

Neste dia especial, vamos nos conscientizar sobre a importância de proteger e preservar esse #bioma.
...

64 1
Contagem regressiva para o 8° Prêmio “Casos de Sucesso”! Faltam 3 dias!O evento gratuito é realizado em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais (CEISA) da FGV.Os ganhadores da categoria “Maiores Investimentos por Habitante” são: Cuiabá (MT), Praia Grande (SP) e Santo André (SP). Esta categoria premia os municípios que, ao mesmo tempo, apresentam os maiores níveis de investimentos em saneamento por habitante e atendem à meta desse indicador estabelecida pelo PLANSAB – investimento de R$ 231,09 per capita.🗓️ Inscrições encerradas!

Contagem regressiva para o 8° Prêmio “Casos de Sucesso”! Faltam 3 dias!

O evento gratuito é realizado em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais (CEISA) da FGV.

Os ganhadores da categoria “Maiores Investimentos por Habitante” são: Cuiabá (MT), Praia Grande (SP) e Santo André (SP). Esta categoria premia os municípios que, ao mesmo tempo, apresentam os maiores níveis de investimentos em saneamento por habitante e atendem à meta desse indicador estabelecida pelo PLANSAB – investimento de R$ 231,09 per capita.

🗓️ Inscrições encerradas!
...

31 2
Quais são os impactos da ausência de saneamento básico nos diferentes estágios da vida?No terceiro episódio da temporada 2024 do podcast Falando de Saneamento, convidamos a advogada no projeto Urbanizar do @institutoalana , @belaminelli para contar suas experiências e debater as consequências da falta de saneamento em nossa sociedade.Assista o episódio completo no Youtube ou em todas as plataformas de áudio (link na bio). #direito #podcast

Quais são os impactos da ausência de saneamento básico nos diferentes estágios da vida?

No terceiro episódio da temporada 2024 do podcast Falando de Saneamento, convidamos a advogada no projeto Urbanizar do @institutoalana , @belaminelli para contar suas experiências e debater as consequências da falta de saneamento em nossa sociedade.

Assista o episódio completo no Youtube ou em todas as plataformas de áudio (link na bio). #direito #podcast
...

119 10
Faltam 5 dias para a 8ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso”! O evento gratuito é realizado em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais (CEISA) da FGV.Por alcançar o padrão de excelência, Campo Grande(MS), Goiânia (GO) e Limeira (SP) são premiadas na categoria “Atingimento das Metas de Perdas de Água”. A categoria em destaque premia municípios que simultaneamente atendem às metas estabelecidas pela Portaria 490/2021 do MDR (25% em perdas na distribuição e 216 L/ligação/dia em perdas volumétricas) e assim apresentam os menores níveis de perdas.🗓️ Participe da cerimônia de entrega do prêmio no dia 27 de maio. Faça sua inscrição no link da bio! #saneamento #casosdesucesso #perdasdeagua

Faltam 5 dias para a 8ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso”! O evento gratuito é realizado em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais (CEISA) da FGV.

Por alcançar o padrão de excelência, Campo Grande(MS), Goiânia (GO) e Limeira (SP) são premiadas na categoria “Atingimento das Metas de Perdas de Água”. A categoria em destaque premia municípios que simultaneamente atendem às metas estabelecidas pela Portaria 490/2021 do MDR (25% em perdas na distribuição e 216 L/ligação/dia em perdas volumétricas) e assim apresentam os menores níveis de perdas.

🗓️ Participe da cerimônia de entrega do prêmio no dia 27 de maio. Faça sua inscrição no link da bio! #saneamento #casosdesucesso #perdasdeagua
...

20 0

> Ambassadors

> Associates

Receive our newsletter.

Sign up to receive updated news 
and statistics on basic sanitation in Brazil

> Work with us