Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
escolar

Evasão escolar e impacto no ENEM: estudantes sem saneamento têm atraso escolar de quase dois anos

A região Norte registrou o maior atraso escolar do país, com média de 2,4 anos

Sem acesso à água tratada e aos serviços de coleta e tratamento de esgoto, a população sofre com doenças relacionadas à falta de saneamento, o que afeta suas atividades cotidianas, como estudo, trabalho e lazer. Para um estudante do ensino médio, por exemplo, a ausência de saneamento básico compromete o desenvolvimento escolar e impacta diretamente a progressão para o mercado de trabalho. De acordo com o estudo do Instituto Trata Brasil “Futuro em risco: os impactos da falta de saneamento para grávidas, crianças e adolescentes”, alunos sem saneamento básico apresentam atraso escolar médio de 1,8 ano em comparação aos estudantes com acesso ao básico.

Tabela 1 – Cobertura de serviços de saneamento e defasagem na educação, final da adolescência Brasil, regiões e unidades da Federação, 2022

O estudo ainda revela que a região Norte, onde apenas 62,4% da população atendida com abastecimento de água tratada e somente 14,3% da população com serviços de coleta de esgoto (dados do SNIS 2022), registrou o maior atraso escolar do país, com média de 2,4 anos. Por outro lado, o Sudeste do país, com 90,7% de cobertura de água tratada e 80,8% de coleta de esgoto, apresentou o menor atraso, com média de 1,5 ano.

De acordo com dados do Ministério da Saúde e do IBGE, ano-base 2022, quase 30 mil adolescentes foram internados por doenças associadas à ausência de saneamento básico. A incidência de doenças de veiculação hídrica, respiratórias e bucais na adolescência está fortemente relacionada à falta de saneamento. A maior ocorrência dessas doenças leva ao afastamento dos jovens de suas atividades rotineiras e reforça as condições desfavoráveis ao seu desenvolvimento físico e cognitivo. 

A pesquisa do Trata Brasil, com base em informações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avalia que alunos do último ano do ensino médio sem acesso a banheiro em casa têm mais dificuldades para entender ironia em tirinhas ou inferir o sentido da linguagem verbal e não verbal em notícias. Além disso, alunos sem acesso ao saneamento também terão  desafios para resolver problemas com conceitos de progressão aritmética e relacionar gráficos a dados percentuais em tabelas. 

Em 2024, mais de 4,3 milhões de pessoas se candidataram para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) , dos quais 1,6 milhão são concluintes do Ensino Médio.  O impacto da falta de saneamento pode, infelizmente, ser decisivo para o desempenho desses estudantes. 

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil