Segundo o estudo do ITB, haverá um movimento crescente de...Leia mais..
O saneamento básico é um direito garantido pela Constituição, e uma ferramenta estratégica essencial para o desenvolvimento da qualidade de vida no País. Mas além de ser essencial para a saúde das pessoas, o saneamento é vital para a sustentabilidade dos nossos rios, que hoje sofrem com toneladas de dejetos despejados em suas águas todos os dias.
A falta de saneamento básico afeta a saúde e as perspectivas de desenvolvimento de milhões de brasileiros. Sem falar que o acesso a este serviço é um direito garantido pela Constituição.
Obras de saneamento não aparecem. Mas este trabalho que fica embaixo da terra muda muito a vida das pessoas que vivem em cima dela. Por isso, a oferta de serviços de saneamento está diretamente ligada ao desenvolvimento de um país. Saneamento reduz a mortalidade infantil, melhora as condições de educação, incentiva o turismo, valoriza imóveis, aumenta a renda dos trabalhadores e despolui os nossos rios.
Segundo o Ministério da Saúde (DATASUS 2023), só em 2023 o Brasil registrou quase 197.470 internações provocadas pelas chamadas doenças de veiculações hídricas, causadas por contaminações na água. Este número alarmante revela o quanto a falta de saneamento prejudica a vida no País, fazendo com que milhões de brasileiros sejam obrigados a viver sem água potável.
É hora de dar a este assunto a importância que ele merece. E de fazer o Brasil perceber que saneamento é básico.
Segundo o estudo do ITB, haverá um movimento crescente de...Leia mais..
Cerca de 70 mil hospitalizações ocorreram na faixa etária de...Leia mais..
Nenhum dos municípios com variações positivas no Ranking do Saneamento...Leia mais..
Entre os estados da Amazônia Legal, Rondônia se destaca como...Leia mais..
Os Planos Diretores de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais...Leia mais..
Receba nossa newsletter
Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil