Com eventos relevantes e início dos mandatos municipais, 2025 traz importantes agendas para a infraestrutura básica
Faltam oito anos para cumprir as metas de universalização dos serviços básicos estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento. Atualmente, cerca de 32 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à água potável, e mais de 90 milhões vivem sem coleta e tratamento de esgoto. Até 2033, o Marco Legal prevê que 99% da população tenha água potável e 90% seja atendida com coleta e tratamento de esgoto. O ano de 2025 conta com importantes agendas e ações para jogar luz na busca pela universalização.
Um dos eventos mais aguardados do ano, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP-30), acontecerá em Belém, no Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro. Com mais de 40 mil visitantes esperados, incluindo governantes, especialistas e lideranças globais, a COP-30 será um palco central para debater as mudanças climáticas e as estratégias para mitigar os impactos. Para o setor de saneamento, a conferência representa uma oportunidade para abordar como as mudanças climáticas afetam diretamente a operação de sistemas de água e esgoto.
Outro destaque de 2025 será a implementação do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), que substitui e expande o legado do SNIS. Com início da coleta de dados em 2024, o SINISA trará informações detalhadas sobre os abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e gestão municipal. Esse sistema apresenta uma série de novas informações e indicadores e se destaca por propor a coleta de dados de forma separada para os componentes de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Por fim, esse ano marca o início dos mandatos dos prefeitos e vereadores eleitos em 2024. Os municípios desempenham papel central na implementação de políticas públicas voltadas ao saneamento básico. Um guia prático, elaborado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a ICO Consultoria, oferece orientações para as prefeituras estruturarem seus projetos e decisões de maneira mais assertiva – acesse o material completo.
Com eventos como a COP-30, a implementação do SINISA e o início dos mandatos dos novos gestores municipais, 2025 se apresenta como um ano importante para fomentar os avanços de saneamento no Brasil. Essas iniciativas, aliadas a outras movimentações esperadas ao longo do ano, serão essenciais na busca pela universalização do acesso à água potável e ao esgotamento sanitário.