O projeto Ranking nas Maiores cidades do Brasil
O estudo exclusivo do Instituto Trata Brasil, “Ranking do Saneamento”, é uma avaliação dos serviços de saneamento básico prestados nas 100 maiores cidades do País. O estudo revela a parcela da população atendida com água tratada e coleta de esgotos, as perdas de água, investimentos, avanços na cobertura e o que é feito com o esgoto gerado pelos 78 milhões de brasileiros destas cidades.
A base de dados consultada foi extraída do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgado anualmente pelo Ministério das Cidades, e que reúne informações fornecidas pelas empresas prestadoras dos serviços nessas cidades. Os dados consultados são de 2011, os últimos publicados pelo Ministério das Cidades.
Objetivos
- Mostrar a situação do saneamento básico nas 100 maiores cidades
- Valorizar os esforços das cidades mais bem posicionadas, além de incentivar as demais a evoluir para que a população tenha melhor qualidade de vida
- Conscientizar e estimular envolvimento da sociedade na cobrança pela priorização do saneamento
Escopo do Trabalho
- Avaliação dos serviços de saneamento básico prestados nas 100 maiores cidades do país, especialmente em água tratada, esgotamento sanitário e nas perdas de água.
Histórico
Os avanços no setor de saneamento desde 2003 são evidentes, mas ainda em ritmo lento. Os investimentos realizados nos últimos anos estão muito aquém das necessidades para alcançarmos a universalização dos serviços no prazo previsto pelo Governo Federal, através do PLANSAB – Plano Nacional de Saneamento Básico – que é o de 2030.