Logo Trata Brasil
Search

Serviços de saneamento básico em áreas rurais apresentam ainda mais desafios do que em áreas urbanas

Distância das propriedades, baixo interesse político, necessidade de tecnologias especificas, questões jurídicas e falta de financiamentos; essas são algumas das dificuldades encontradas nessas áreas

No país, a infraestrutura de saneamento ainda é precária: quase 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água potável e aproximadamente 100 milhões vivem em regiões sem atendimento de coleta e tratamento dos esgotos. Não obstante a esses desafios, o saneamento rural apresenta ainda mais dificuldades para oferecer saneamento básico para a população local. Dados do IBGE 2015 apontam que apenas 30% da população que viviam em zonas rurais tem acesso ao atendimento a coleta e tratamento de esgoto.

Em um recente episódio do “Falando de Saneamento”, podcast do Instituto Trata Brasil que aborda questões relacionadas ao saneamento básico com diversos convidados, conversamos com a procuradora-chefe da Funasa, Ana Salett, sobre os desafios do saneamento rural.

Durante a conversa, Ana Salett expôs as dificuldades da chegada de saneamento nas zonas rurais. “A população rural brasileira é marcada por uma diversidade cultural e características próprias (regionais, culturais e econômicas), o que demanda uma estratégia quase particular de saneamento para cada comunidade. Para se elaborar um plano de ação para área rural, devemos ter a compreensão sobre as características de cada tipo de população e entender as necessidades e realidades encontradas em cada comunidade.

A procuradora-chefe da Funasa exemplifica os motivos que o atendimento de coleta e tratamento de esgoto ainda são tão precários nessas comunidades. “Podemos ressaltar alguns pontos que contribuem para o déficit de saneamento, como por exemplo, a ausência de uma política especifica para atender essas aéreas e até mesmo de um regramento próprio; ausência de estruturas de administrativas nos pequenos municípios; característica de população com menos informação; o baixo impacto político das obras de saneamento versus o possível custo de plantação elevado; e também a não inclusão das áreas rurais nos planos de saneamento básico.

O Instituto Trata Brasil, além de disponibilizar espaço para convidados como a Dra Ana Salett para trazer informações sobre saneamento rural, recentemente finalizou um dos projetos sociais realizados em zonas rurais. O projeto Mogi+ Água atuou na região de Mogi das Cruzes, aonde a zona rural ocupa mais da metade do território do município, no qual a atividade econômica de agricultura e pecuária têm mais de 100 anos. A falta de serviços de saneamento básico nessas propriedades rurais agrava a poluição dos corpos hídricos da região.

O projeto utilizou duas tecnologias distintas próprias para a área rural, com o intuito de oferecer uma solução de saneamento para os agricultores, produtores e para a comunidade da região, resultando na melhoria da qualidade de vida da população local, além de beneficiar a cidade pela proteção ambiental. Mais informações sobre o projeto podem ser buscadas no site do Trata Brasil – tratabrasil.org.br

É essencial o país entender as diferenças entre área urbana e rural, trabalhando em políticas públicas para buscar cumprir com as metas estabelecidas pela Lei Federal 14.026/2020, no qual o Brasil deve fornecer água potável para 99% da população e serviços de tratamento e coleta de esgoto para 90% habitantes. Isto é, os serviços precisam chegar para todos, tanto para brasileiros que vivem zonas urbanas, como também para aqueles que vivem zonas rurais.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil