Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Você sabia que é possível monitorar a presença de Covid-19 nos esgotos?

Sabemos que a ausência do saneamento básico é um problema latente para a população brasileira. Estima-se que cerca de 100 milhões de pessoas ainda não tenham acesso ao esgotamento sanitário, conforme aponta o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, base 2019). Os milhões de brasileiros sem acesso à água chegam a quase 35. E somente 49% dos esgotos gerados são tratados. Mesmo diante de tanta adversidade, o saneamento básico está sendo analisado para monitorar a Covid-19.

Muito se questiona ainda sobre a presença do coronavírus nos esgotos e se isso é mais uma fonte de preocupação para a população. Segundo pesquisadores brasileiros, ainda não há evidências da transmissão do vírus por meio das fezes. A boa notícia é que na sexta-feira, 16 de abril, a Rede Monitoramento COVID Esgotos foi lançada durante um webinar realizado pela ANA em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT ETEs Sustentáveis), em trabalho de coordenação conjunta, que também conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Realizado desde abril de 2020 em Belo Horizonte (MG), o projeto está sendo ampliado para Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro. Pelo monitoramento dos esgotos é possível identificar a incidência e circulação do vírus nas cidades.

O objetivo do projeto é fornecer subsídios para a tomada de decisões para o enfrentamento à pandemia atual com o uso de dados sobre a carga viral do novo coronavírus encontrada no esgoto. Com base na carga viral medida em trilhões de cópias do novo coronavírus por dia, é possível estimar a população contaminada, que elimina o vírus pelas fezes e urina, sendo que não há evidências da transmissão do vírus através das fezes (transmissão feco-oral).

Com isso, é possível antecipar o número de casos e fazer um monitoramento regionalizado, o que permite auxiliar ações dos profissionais de saúde em áreas mais vulneráveis, além disso, a ferramenta torna-se ainda mais importantes nos lugares em que as testagens clínicas são baixas.

Com os estudos, o grupo pretende identificar tendências e alterações na ocorrência do vírus nas diferentes regiões analisadas para entender a prevalência e a dinâmica de circulação do vírus. Outra linha de atuação é o mapeamento dos esgotos para indicar áreas com maior incidência da doença e usar os dados obtidos como uma ferramenta de aviso precoce para novos surtos.

O projeto piloto, Monitoramento COVID Esgotos, que analisou os esgotos de Belo Horizonte e Contagem (MG), serviu como base para expansão da iniciativa para outras 5 capitais. No Boletim de Apresentação da Rede foram divulgados os pontos de monitoramento em cada uma das cidades, a população envolvida em cada um deles e a justificativa para a escolha de cada ponto. A ampliação do monitoramento do novo coronavírus no esgoto para outras regiões do país, por meio do Rede Covid Esgotos, tem o objetivo de estabelecer as bases para no futuro constituir o Programa Nacional de Vigilância Epidemiológica a partir do monitoramento do Esgoto.

A Rede é coordenada pela ANA e INCT ETEs Sustentáveis e apoio do CNPq em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil