Logo Trata Brasil
Search

15 anos de Instituto Trata Brasil

Ao longo desses anos, o ITB vem desenvolvendo estudos, eventos e projetos sociais sobre o saneamento

Nesta última segunda-feira, 27 de junho, o Trata Brasil completou 15 anos de existência. Fundado em 2007, o ITB veementemente trabalha para que a sociedade tenha ferramentas para reivindicar e lutar pela universalização desse serviço tão essencial que é o saneamento básico. Frequentemente, o Instituto Trata Brasil produz estudos e traz levantamentos para mostrar os desafios que o país terá a fim de alcançar a universalização do saneamento, como também, o impacto que a falta dessa infraestrutura causa no país em âmbitos sociais, econômicos e ambientais – confira os estudos em: https://tratabrasil.org.br/pt/estudos/estudos-itb.

No país, o setor ainda apresenta números precários. São quase 35 milhões de brasileiros sem abastecimento de água potável e aproximadamente 100 milhões de habitantes que não têm acesso à coleta de esgoto. O Brasil ainda demonstra grande ineficiência na distribuição de água potável para a população, isto é, 40,1% da água potável é perdida antes de chegar de maneira oficial nas residências do país. Ademais, dados do SNIS apontam que o país ainda tem uma dificuldade com o tratamento do esgoto, no qual, somente 50% do volume gerado são tratados.

A partir de todo trabalho realizado pelo Instituto ao longo desses anos, o ITB se tornou uma das principais organizações de saneamento básico do Brasil, fornecendo dados, realizando projetos sociais e atuando na linha de frente na condução das principais discussões do setor no país. Existe um longo caminho a ser percorrido para cumprir com as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento até 2033, no qual,  99% da população brasileira deverá ter acesso à água potável e 90% ao tratamento e  coleta de esgoto.

O Instituto Trata Brasil continuará trabalhando em prol do saneamento básico, a fim de que toda população tenha acesso digno a esse serviço tão fundamental.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil