Logo Trata Brasil

>Confira as principais ações do ITB no primeiro semestre de 2022

Para exemplificar as ações do Instituto ao longo desses meses, o blog de hoje mostrará as principais atividades realizadas pelo Trata Brasil até este momento do ano

Nesses primeiros seis meses de 2022, o Instituto Trata Brasil vem trabalhando veementemente para contribuir com a conscientização das diversas facetas da sociedade sobre as condições de saneamento básico no país. Durante esse tempo, o ITB divulgou estudos, podcasts e outras diversas atualizações com foco nos serviços básicos.

Foram cinco estudos lançados pelo ITB durante esse semestre. O primeiro lançado foi realizado em parceria com a KPMG que aborda diversas frentes dos serviços de regulação no Brasil. Intitulado de Qualidade da Regulação do Saneamento no Brasil e Oportunidades de Melhoria”, o relatório mostra a importância do equilíbrio entre o poder concedente (Estados e prefeituras), prestadores de serviços (empresas de saneamento – públicas ou privadas) e os usuários, a partir do desafio imposto pelo Marco Legal do Saneamento.

Lançado anualmente, o segundo estudo do Trata Brasil divulgado foi a 14ª edição do Ranking do Saneamento. A partir de dados o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2020), o relatório analisa os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país  e mostra os principais desafios que o município terá a fim de cumprir com as metas estabelecidas até 2033.

Em abril, o ITB em parceria com a EX Ante Consultoria Econômica, publicou o estudo “Benefícios Econômicos e Sociais da Expansão do Saneamento no Rio de Janeiro”. Há anos o Trata Brasil analisa os benefícios socioeconômicos gerados pela expansão dos serviços básicos em diferentes localidades do Brasil. No relatório divulgado neste ano, o estudo mostrou os diversos ganhos socioeconômicos dos municípios do Rio de Janeiro presentes no Bloco 1 e 4 da concessão da Cedae em que foram adquiridos em 2021 após leilão do BNDES.

A partir dos estudos lançados, o Trata Brasil busca demonstrar o impacto que a falta de saneamento tem em diversos âmbitos da sociedade. No mês de maio foi lançado o segundo estudo da série “O Saneamento e a Vida da Mulher Brasileira”. O material foi realizado pelo ITB em parceria com a BRK Ambiental, apoio do Pacto Global e conduzido pela Ex Ante Consultoria. O relatório aponta que uma em cada quatro mulheres brasileiras não tem acesso à água tratada ou não é abastecida com regularidade.

O recente estudo, lançado neste mês de junho, é o outro material que o Trata Brasil divulga anualmente. Intitulado de “Perdas de Água Potável 2022 (SNIS ano base 2020): Desafios para Disponibilidade Hídrica e Avanço da Eficiência do Saneamento Básico no Brasil”, o relatório aponta a grande ineficiência que o país enfrenta na distribuição de água potável, no qual, um volume equivalente a 7,8 mil piscinas olímpicas de água tratada é desperdiçado diariamente.

Além dos estudos publicados, o ITB lançou diversos episódios do podcast “Falando de Saneamento” com diferentes figuras que representam o saneamento básico no país, como por exemplo, o economista, Gesner Oliveira, coma procuradora Regional da República, Dra. Sandra Kishi, o Presidente da Comissão Especial de Saneamento, Leandro Frota, entre outros entrevistados.

Continue acompanhando o Trata Brasil no último semestre de 2022, acesse todos os materiais em: https://www.tratabrasil.org.br/pt/.