Logo Trata Brasil

>90 dos 100 maiores municípios do país atendem ao menos 80% da população com água potável, aponta Ranking do Saneamento

Entretanto, três cidades do Pará destacam-se como exemplos negativos, no qual, fornecem o serviço para menos que 51% dos habitantes

Os dados presentes na 15ª edição do Ranking do Saneamento, estudo lançado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados, mostram que há um total de 35 municípios que atendem 100% da população com água potável, ou seja, possuem serviços universalizados em atendimento de água. Existem, ainda, outros 11 municípios com valores de atendimento superiores a 99%, estando também de acordo com as metas do Marco Legal de Saneamento. O menor percentual de atendimento de água foi de 26,05%, em Porto Velho (RO) – no ano anterior, o menor índice encontrado havia sido de 32,87%, no mesmo município. 

O indicador médio de atendimento entre os 100 maiores municípios é 94,19%, que apresentou um pequeno regresso frente ao índice de 94,38% observado na edição do ano passado. No geral, os municípios considerados possuem níveis de atendimento em água superiores à média brasileira, que, de acordo com os dados do SNIS (2021), foi de 84,2%.

Tabela 1 – Casos positivos e negativos do indicador de atendimento total de água

Fonte: GO Associados | Instituto Trata Brasil

Segundo o relatório completo do Ranking, é possível observar que a maioria dos municípios, 90 dos 100, apresentam o atendimento total de água maior que 80%, ou seja, a maior parte dos municípios considerados no estudo se encontra próximo da universalização deste serviço. Destacam-se como exemplos positivos as capitais, São Paulo (SP), Curitiba (PR)  e Porto Alegre (RS), como também os municípios de Guarulhos (SP) e Campo Grande (PB).

Por outro lado, algumas cidades demonstraram o nível de atendimento de água bem menor que a média nacional (84,2%), como, por exemplo, três municípios do Pará, Marabá, Ananindeua e Santarém, além das capitais Porto Velho (RO) e Macapá (AP) – no consolidado geral essas cinco cidades figuram nas últimas dez posições no Ranking do Saneamento 2023.

O Ranking do Saneamento liga um alerta para os municípios que continuam longe da universalização, uma vez que os habitantes dessas localidades continuam em uma realidade precária em relação aos serviços básicos, sendo impactados negativamente pela falta do acesso à água potável.
Para analisar a tabela completa do Ranking do Saneamento 2023, acesse: https://tratabrasil.org.br/ranking-do-saneamento-2023/.