Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Dia Internacional da Mulher: entenda o impacto da falta do saneamento básico na vida das mulheres

A ausência do acesso aos serviços básicos reforça a desigualdade de gênero no país

Nesta terça-feira, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Oficializada pela ONU na década de 70, a data homenageia as conquistas das mulheres ao longo dos anos e a constante luta em busca da igualdade de gênero.

No texto de hoje, o ITB apresentará como a falta dos serviços de saneamento básico impacta a vida de milhares de mulheres no Brasil.

De acordo com o estudo lançado em 2018 pelo Trata Brasil em parceira com a BRK Ambiental, intitulado “O Saneamento e a Vida da Mulher Brasileira”, uma em cada quatro mulheres no país não tem acesso apropriado à infraestrutura sanitária e o saneamento. Ademais, o estudo demostra que o acesso ao saneamento para as 27 milhões de mulheres que sofrem com ausência desses serviços resultaria em um acréscimo médio de R$ 321,03 ao ano para cada uma dessas brasileiras, o que representaria um ganho total à economia do país de mais de R$ 12 bilhões ao ano.

O relatório também aponta que 1,5 milhão de mulheres não tem banheiro em casa, fator que se torna ainda mais preocupante devido a situação de pobreza menstrual que milhares de meninas e mulheres vivem diariamente.

O ITB em um episódio do podcast “Falando em Saneamento” com a convidada Victoria Dezembro, fundadora do Projeto Luna, discorreu sobre a relação direita da falta dos serviços básicos com a problemática da pobreza menstrual. Na conversa, Victoria define a pobreza menstrual como a falta de acesso à educação sobre menstruação, a falta de saneamento básico, banheiros e artigos de higiene menstruais.

A garantia do acesso a água e banheiros para higiene durante a menstruarão é fundamental para prevenir infecções e outras questões de saúde gerados pela pobreza menstrualDe acordo com dados do DATASUS 2019, presentes no Painel Saneamento Brasil, as internações por doenças associadas à falta de saneamento na população feminina corresponderam a mais de 141 mil, enquanto as internações totais de homens por doenças de veiculação hídrica foram de aproximadamente 132 mil. Uma diferença que representa mais de 8 mil internações entre a população feminina e masculina.

O acesso digno aos serviços de saneamento básico significa a oportunidade de desenvolvimento para que mais mulheres alcancem seus objetivos e sonhos, ocupem altos cargos profissionais, seja em que área for, e que jovens meninas possam estudar com saúde e segurança. Sendo um dos pilares da sociedade, a mulher exercendo toda a sua capacidade é fundamental para a construção de um país mais justo.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil