Curitiba destaca-se com desempenho positivo, enquanto Porto Alegre e Florianópolis apresentam desafios no tratamento dos esgotos
A partir de dados presentes no Painel Saneamento Brasil é possível analisar os indicadores de diversas localidades do país. Desta vez, o Instituto Trata Brasil faz uma análise das informações de saneamento das três capitais da Região Sul do país, que são: Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).
No Sul do país, a população com acesso à água é de 91,3%, enquanto 48,4% dos habitantes têm coleta de esgoto e a região trata apenas 46,7% do esgoto gerado, média menor que a nacional de 51,2%. Em relação ao indicador de perdas, o Sul desperdiça 36,9% da água produzida nos sistemas de distribuição.
Tabela 1 – Indicadores de saneamento Região Sul e capitais – SNIS 2021
Analisando a tabela acima, Curitiba está alinhada com as metas do Marco Legal do Saneamento, ou seja, apresenta os indicadores básicos universalizados – a capital do Paraná figurou na 15ª posição no Ranking do Saneamento. Por outro lado, apesar de estarem com o serviço de atendimento de água potável universalizado para a população, Florianópolis e Porto Alegre, demonstram desafios no serviço de coleta de esgoto e, principalmente, no tratamento dos esgotos.
Na 49ª posição no Ranking do Saneamento 2023, a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre atende 91,6% dos habitantes com coleta de esgoto, mas trata pouco mais da metade do esgoto produzido (52,7%). Enquanto no caso de Florianópolis, capital de Santa Catarina, a população com acesso à coleta de esgoto é de 65,7% e o esgoto tratado na capital é de 65,1% – entre as capitais do Sul, Florianópolis apresentou o pior desempenho no Ranking, figurando na 59ª posição.
Essencial para o exercício pleno do turismo nos municípios, os serviços de esgotamento sanitário influenciam diretamente na balneabilidade das praias, ou seja, na qualidade das águas destinadas a banho. Porto Alegre e Florianópolis são pontos turísticos procurados durante todo o ano. Uma vez que as cidades voltem os esforços para a melhoria do serviço, a tendência é que o setor do turismo cresça influenciando os ganhos na economia local.