Entre 2015 e 2021, o tratamento de esgoto saltou de 27,1% para 71,5%. No Ranking de Saneamento 2023, Cuiabá foi o município com maior variação positiva, subindo 23 posições em relação à edição anterior.
Uma das capitais brasileiras, Cuiabá abriga aproximadamente 625 mil habitantes, onde 98,1% da população é abastecida com água potável e 76,4% têm acesso à coleta de esgoto. No que diz respeito ao serviço de tratamento de esgoto, a cidade trata 71,5% do volume gerado. Como um dos grandes desafios a serem superados pela capital de Mato Grosso, o município ainda desperdiça mais da metade da água produzida nos sistemas de distribuição, isto é, 55,4% do recurso hídrico não chega de forma oficial para as residências.
Tabela 1 – Evolução do saneamento em Cuiabá, entre 2015 e 2021
Fonte: Painel Saneamento/SNIS
Analisando a tabela acima, é possível observar que durante os últimos sete anos, Cuiabá evoluiu em todos os indicadores de saneamento. O atendimento de água caminha para estar universalizado, enquanto o serviço de coleta e tratamento de esgoto apresentaram significativas evoluções e seguem no caminho para atingir as metas do Marco Legal do Saneamento até 2033, ou seja, ter 99% da população atendida com abastecimento de água potável e ao menos 90% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto.
Nos últimos anos, o atendimento de coleta de esgoto evoluiu em 27,6 pontos percentuais (p.p.), enquanto o tratamento de esgoto mostrou a maior evolução entre os indicadores, melhorando em 44,4 p.p. no índice. Apesar de reduzir as perdas de água em 8,3 pontos percentuais, o município deve voltar seus esforços para o controle de perdas do recurso hídrico, que ainda está distante dos padrões de excelência, ou seja, 25% em perdas na distribuição – meta estabelecida para 2034 pela Portaria Nº 490 do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
No Ranking do Saneamento 2023, relatório divulgado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados, Cuiabá foi a cidade que apresentou maior variação positiva nesta edição. A capital do Mato Grosso subiu 23 posições em relação à edição anterior, sendo assim, a cidade ocupa a 32ª no Ranking de 2023 – confira a tabela completa: https://tratabrasil.org.br/ranking-do-saneamento-2023/.