Logo Trata Brasil

>Confira o saneamento básico nas cidades de dois jogadores brasileiros que disputam a Copa do Mundo

O ITB analisa os indicadores dos serviços básicos de São José dos Campos e de Osasco, cidade natais de Casemiro e Rodrygo

Nesta sexta-feira, 02 de dezembro, a Seleção Brasileira entra em campo para enfrentar Camarões – a partida marca a última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Importantes na classificação do Brasil com antecedência, o ITB analisa os indicadores de saneamento nas cidades onde nasceram o volante Casemiro e o atacante Rodrygo – informações disponíveis no Painel Saneamento Brasil

Autor do único gol que decidiu a vitória do Brasil sobre a Suíça e classificou a equipe brasileira para as oitavas de final, Carlos Henrique Casemiro nasceu em São José dos Campos (SP). No município que abriga aproximadamente 730 mil habitantes, toda a população tem acesso à água potável e 98,1% têm atendimento a coleta de esgoto, enquanto somente 40% do esgoto é tratado. Analisando outro indicador de saneamento, a cidade desperdiça 47,7% da água nos sistemas de distribuição, ou seja, quase metade desse volume não chega de forma oficial para os moradores. 

Jogador que contribuiu na última vitória da Seleção Brasileira com uma assistência, o estreante em Copa do Mundo, Rodrygo Silva de Goes, nasceu em Osasco (SP). Com cerca de 700 mil habitantes, a cidade osasquense abastece 100% da população com água potável e atende 98,5% dos habitantes com à coleta de esgoto, entretanto apenas 35,4% do esgoto gerado é tratado em Osasco. Em relação ao índice de perdas de água, o município perde 33,7% do recurso hídrico nos sistemas de distribuição – média menor que a nacional de 40,1%.

As cidades em que nasceram o volante Casemiro e o atacante Rodrygo apresentam indicadores positivos dos serviços básicos que estão no caminho do que está estabelecido no Marco Legal do Saneamento. Desta forma, os municípios de São José dos Campos e Osasco devem continuar os esforços a fim de universalizar o esgotamento sanitário, principalmente, o serviço de  tratamento dos esgotos.