Promovendo qualidade de vida e preservação ambiental, o saneamento é fundamental para garantir água e saúde nas comunidades rurais.
O saneamento básico desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida e na preservação ambiental, especialmente nas comunidades rurais. Garantir o acesso à água potável e a infraestruturas sanitárias adequadas é essencial para promover saúde, bem-estar e desenvolvimento sustentável nessas regiões. Nesta quinta-feira, 25 de maio, é celebrado o Dia do Trabalhador Rural, uma data que homenageia as milhares de pessoas que vivem diariamente do trabalho no campo e nas zonas rurais. Segundo informações presentes no IBGE, o abastecimento de água em 65% das residências rurais é advindo de poços e nascentes, no qual, os corpos hídricos, na maioria das vezes, estão contaminados. Além disso, 75% das moradias rurais não possuem sistemas adequados de tratamento de esgoto.
Uma das principais contribuições do saneamento nessas áreas, é assegurar o fornecimento de água limpa e segura para consumo humano. Isso envolve a implementação de sistemas de abastecimento de água, como poços, nascentes protegidas ou sistemas de captação de água da chuva, bem como a distribuição eficiente desse recurso vital. Ao ter acesso a água potável, as comunidades rurais podem evitar doenças transmitidas pela água contaminada, como diarreia, cólera e hepatite A, melhorando significativamente a saúde e qualidade de vida dos moradores.
Além disso, o saneamento adequado inclui a construção de sistemas de tratamento de esgoto e a implementação de boas práticas de manejo de resíduos sólidos. Essas medidas visam evitar a contaminação do solo, cursos d’água e lençóis freáticos, protegendo o meio ambiente e a biodiversidade local. O tratamento de esgoto, por exemplo, impede a disseminação de agentes patogênicos, evitando a poluição e os riscos à saúde pública.
Em 2021, o Instituto Trata Brasil realizou o projeto “Mogi+Água” que teve como objetivo oferecer uma solução de saneamento para os agricultores, produtores e para a comunidade do município de Mogi das Cruzes – Confira mais informações do projeto em: https://tratabrasil.org.br/pt/projetos-sociais/saneamento-rural/projeto-mogi-agua.
A falta de serviços de saneamento básico em áreas rurais pode ter um impacto significativo na poluição dos corpos hídricos da região, especialmente quando a atividade econômica predominante é a agricultura e pecuária. No entanto, ao implementar um projeto de saneamento básico ao longo de três anos, ocorreram benefícios importantes para a proteção ambiental e a preservação dos recursos hídricos, beneficiando a população local.
Um dos principais resultados desse projeto foi a melhoria na qualidade da água disponível na região. Com a implementação de sistemas adequados de tratamento de esgoto e o manejo adequado dos resíduos, a poluição dos corpos hídricos foi reduzida, garantindo água mais limpa e segura para consumo humano e uso na agricultura. Isso é especialmente importante para os agricultores, que dependem da qualidade da água para irrigação e outras atividades agrícolas.
A preservação das nascentes também foi um aspecto importante desse projeto. Ao garantir o saneamento básico adequado, evita-se a contaminação das nascentes e dos cursos d’água, contribuindo para a manutenção dos recursos hídricos da região. Isso é essencial para garantir o abastecimento de água para a população e para a sustentabilidade das atividades agrícolas.
Adotar práticas sustentáveis de uso da água e manejo de resíduos, as comunidades rurais contribuem para a conservação dos ecossistemas locais, a manutenção da biodiversidade e a preservação dos recursos hídricos, além de proporcionar melhores condições de vida para os moradores, e contribuir para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades.