Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Minas Gerais evolui em sua coleta e tratamento de esgoto

Entre 2015 e 2021, o estado mineiro evoluiu em 20,6 pontos percentuais no índice de tratamento de esgoto

Minas Gerais, com seus mais de 21 milhões de habitantes, é o segundo estado mais populoso do Brasil. Como anda a oferta de água, coleta e tratamento de esgoto na região? 82,6% de sua população conta com acesso à água potável, enquanto 37,5% do recurso hídrico é perdido nos sistemas de distribuição – volume menor que a média nacional de 40,3%, de acordo com dados de 2021 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Entre os gargalos a serem superados para universalização do saneamento, Minas Gerais ainda apresenta desafios nos serviços de esgotamento sanitário. Cerca de 74,1% da população mineira é atendida com coleta de esgoto e apenas 44,1% dos esgotos gerados são tratados no estado.

Apesar dos índices de coleta e tratamento estarem distantes das metas estabelecidas pela Lei 14.026/2020, o “Novo Marco Legal do Saneamento Básico”, que estipula que, até 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água tratada e 90% à coleta e ao tratamento de esgoto, o estado vem mostrando evolução no esgotamento sanitário.

Tabela 1 – Evolução dos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Minas Gerais, entre 2015 e 2021

Fonte: SNIS

Como é possível observar na tabela acima a partir de dados do SNIS presentes no Painel Saneamento Brasil, o índice de atendimento de esgoto evoluiu em 5 pontos percentuais nos últimos sete anos. Em 2015, o serviço chegava a 69,1% dos habitantes e, no ano de 2021, a melhoria do acesso à coleta de esgoto passou a atender 74,1% da população. A maior evolução observada nos últimos anos é no serviço de tratamento de esgoto, onde Minas Gerais apresentou uma melhoria de 20,6 pontos percentuais. No ano de 2015, o esgoto tratado era de apenas 23,5%, enquanto em 2021 o índice saltou para 44,1%.

A melhoria nos serviços de coleta e tratamento de esgoto vista no estado indica que o saneamento básico tem ocupado espaço na agenda pública. Entretanto, apesar da melhoria, Minas Gerais deve fomentar mais investimentos e esforços para buscar universalizar o esgotamento sanitário, como também o abastecimento de água para a população até a data estabelecida para o cumprimento da meta nacional. 

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil