Logo Trata Brasil
Search

Mais de 20 mil pessoas impactadas: projeto ‘Brincar para Sanear” completa um ano levando educação ambiental em saneamento básico para todo o Brasil

Por meio de atividades lúdico-pedagógicas, o Trata Brasil busca levar o conhecimento sobre a importância da universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário para as escolas do país

Desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil (ITB) através de parcerias, o projeto educacional “Brincar para Sanear” completa um ano com ações realizadas em escolas de diferentes localidades do país, com o objetivo de sensibilizar jovens estudantes sobre o uso racional da água, a preservação dos recursos hídricos, a importância da coleta e tratamento do esgoto e a proteção contra doenças de veiculação hídrica. Até o momento, o projeto já percorreu os estados de São Paulo, Bahia, Tocantins, Ceará e Pará, onde impactou mais de 20 mil alunos (as), professores(as) e funcionários(as) das comunidades escolares.


O ‘Brincar para Sanear’ tem como público-alvo alunos do ensino fundamental de escolas públicas (municipais ou estaduais), particulares e das comunidades ao redor. Para ressaltar a importância do saneamento aos estudantes, é realizado nas escolas, durante uma hora e vinte minutos, um show com muita informação e diversas brincadeiras e atividades lúdico-pedagógicas, além da entrega de materiais didáticos desenvolvidos pelo Trata Brasil que, há anos, em parceria com cartunistas e editoras especializadas, desenvolve revistinhas temáticas para que as conversas sobre saneamento extrapolem o ambiente escolar e tenham continuidade nas casas das crianças. Como exemplo, um dos materiais entregue para os alunos é a revistinha “Heróis da Natureza: Na luta do Saneamento”.



“Nós sabemos que as crianças são agentes multiplicadores de conhecimento e nosso objetivo é ensinar para esses estudantes sobre um tema tão essencial que é o saneamento básico, a preservação dos recursos hídricos e o uso racional da água, para que cada um leve o que aprendeu para dentro de suas casas e também mobilize a sua comunidade local. As crianças de hoje serão os adultos do futuro, isto é, a partir desse aprendizado se construirá um cidadão consciente sobre a importância em lutar pelo saneamento que é um direito da sociedade” – ressalta a coordenadora de projetos do Trata Brasil, Edna Cardoso.

Em agosto de 2022, o ITB iniciou as ações em estados do Norte e Nordeste do país. Foram mais de 19 mil jovens impactados (as) a partir de 200 apresentações em 69 escolas localizadas nos municípios de Caucaia (CE), Barra do Choça (BA); Encruzilhada (BA); Vitória da Conquista (BA); Xinguara (PA); Araguaína (TO) e Gurupi (TO) – o projeto nessas localidades contou com a parceria do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), da Water.org e da BRK Ambiental. No ano de 2023, o Brincar para Sanear chegou à cidade de Guarulhos, em São Paulo. Por quatro dias no mês de março, o projeto impactou cerca de 1.200 alunos em três escolas do município paulista – a ação contou com a parceria da Water.org e apoio da Cummins. 

Em Gurupi, município de Tocantins, o Trata Brasil levou o projeto para o “Instituto Educacional Passo a Passo”. Em vídeo especial sobre a ação realizada com os alunos do ensino Fundamental l, foram coletados depoimentos das crianças e dos profissionais do local. Um dos jovens alunos comentou sobre o que aprendeu a partir do ‘Brincar para Sanear’. “A gente não deve desperdiçar a água e não devemos poluir. Aprendi que é preciso ter o saneamento básico e também como funciona o esgoto. Gostei bastante da apresentação”.

O ‘Brincar para Sanear’ é uma das ações do Trata Brasil em busca de divulgar a causa do saneamento básico. Ele pode ser contratado por empresas e iniciativas de todo o Brasil, que buscam incentivar a educação ambiental e a universalização do acesso. Além dos projetos nas escolas, o ITB também desenvolve projetos sociais em comunidades que sofrem com a precariedade dos serviços de água e esgotamento sanitário. Conheça mais sobre essas ações no site: https://tratabrasil.org.br/

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil