Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Brasil chega aos 40% de perdas de água potável

Parte do setor do saneamento demonstra ineficiência em relação aos índices de perdas de água

Levar água para as residências é uma das grandes dificuldades no Brasil. De acordo com dados do SNIS, ano base de 2020, além dos 35 milhões de pessoas sem acesso à água potável, o país perde 40,1% de toda água potável captada nos sistemas de distribuição .

Com a pandemia da Covid-19, a falta do acesso aos serviços somada ao desperdício de água significam que milhões de brasileiros deixam de ter esse recurso precioso até mesmo para lavar as mãos.

Tabela 1 – Perdas na distribuição entre 2017 e 2020

Analisando a situação das perdas de água ao longo dos anos, é possível observar que os números só pioram. Desde 2017 até 2020, o índice cresceu 1,8% p.p, expondo que a redução de perdas não é prioridade no país. Em estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil em 2021, a partir de dados do SNIS 2019, apontaram que o índice de 39,2% representaria um volume equivalente a 7,5 mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçada diariamente.

Além de atender mais pessoas com acesso à água potável, a redução do índice de perdas, analisando a partir impacto ambiental, certamente ajudaria a manter mais cheios os rios e reservatórios espalhados pelo Brasil, uma vez que o volume de água retirado da natureza poderia ser menor.

Para alcançar os objetivos estabelecidos pelo Novo Marco Legal do Saneamento, reduzir e controlar as perdas na distribuição é imprescindível, ao passo que essa medida pode contribuir com a principal meta: levar água para 99% da população brasileira até 2033.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil