Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Capitais da Região Sul apresentam altos e baixos nos indicadores de saneamento

Curitiba destaca-se com desempenho positivo, enquanto Porto Alegre e Florianópolis apresentam desafios no tratamento dos esgotos

A partir de dados presentes no Painel Saneamento Brasil é possível analisar os indicadores de diversas localidades do país. Desta vez, o Instituto Trata Brasil faz uma análise das informações de saneamento das três capitais da Região Sul do país, que são: Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). 

No Sul do país, a população com acesso à água é de 91,3%, enquanto 48,4% dos habitantes têm coleta de esgoto e a região trata apenas 46,7% do esgoto gerado, média menor que a nacional de 51,2%. Em relação ao indicador de perdas, o Sul desperdiça 36,9% da água produzida nos sistemas de distribuição.

Tabela 1 – Indicadores de saneamento Região Sul e capitais – SNIS 2021

Fonte: Painel Saneamento Brasil / SNIS 2021

Analisando a tabela acima, Curitiba está alinhada com as metas do Marco Legal do Saneamento, ou seja, apresenta os indicadores básicos universalizados – a capital do Paraná figurou na 15ª posição no Ranking do Saneamento. Por outro lado, apesar de estarem com o serviço de atendimento de água potável universalizado para a população, Florianópolis e Porto Alegre, demonstram desafios no serviço de coleta de esgoto e, principalmente, no tratamento dos esgotos. 

Na 49ª posição no Ranking do Saneamento 2023, a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre atende 91,6% dos habitantes com coleta de esgoto, mas trata pouco mais da metade do esgoto produzido (52,7%). Enquanto no caso de Florianópolis, capital de Santa Catarina, a população com acesso à coleta de esgoto é de 65,7% e o esgoto tratado na capital é de 65,1% – entre as capitais do Sul, Florianópolis apresentou o pior desempenho no Ranking, figurando na 59ª posição.

Essencial para o exercício pleno do turismo nos municípios, os serviços de esgotamento sanitário influenciam diretamente na balneabilidade das praias, ou seja, na qualidade das águas destinadas a banho. Porto Alegre e Florianópolis são pontos turísticos procurados durante todo o ano.  Uma vez que as cidades voltem os esforços para a melhoria do serviço, a tendência é que o setor do turismo cresça influenciando os ganhos na economia local.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil