Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Conheça os indicadores de saneamento das capitais São Luís e Vitória que celebram a fundação neste dia (8)

As cidades apresentam diferentes desafios para alcançar a universalização dos serviços básicos até 2033.

Neste dia 8 de setembro, duas capitais brasileiras estão comemorando o aniversário de fundação. Capital do Maranhão, a cidade de São Luís completa 410 anos, enquanto Vitória, capital do Espírito Santo, celebra aniversário de 471 anos.

A capital maranhense abriga mais de 1,1 milhão de moradores. Em relação aos indicadores de saneamento, os habitantes com abastecimento de água potável correspondem a 85,7% e a população com atendimento a coleta de esgoto é de 49,8 – ademais, apenas 20,8 dos esgotos são tratados na cidade. No índice de perdas de água nos sistemas de distribuição, São Luís desperdiça mais da metade da água produzida, ou seja, 59,8%. 

No Ranking do Saneamento 2022, relatório divulgado anualmente pelo ITB apresentando os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país, São Luís figura na 85ª posição. 

Analisando os serviços básicos de Vitória, entre os mais de 365 mil habitantes que vivem na capital do Espírito Santo, a população com acesso à água potável corresponde a 93,7% e 80,8% dos moradores recebem o serviço de coleta dos esgotos – na cidade, 87,0% dos esgotos produzidos são tratados. Além disso, a água perdida nos sistemas de distribuição corresponde 35,4% – média menor que a nacional de 40,1%.

Entre os 100 maiores municípios do país, Vitória aparece na 53ª posição do Ranking de Saneamento 2022 – acesse a tabela completa https://tratabrasil.org.br/ranking-do-saneamento-2022/ 

Com diferentes desafios para universalizar os serviços básicos, os dois municípios precisam realizar esforços para cumprir com as metas do Marco Legal do Saneamento, no qual, está definido que até 2033, todas as localidades do país devem atender 99% da população com água potável e 90% dos moradores precisam receber os serviços de esgotamento sanitário.

Outras Edições

Ranking de Saneamento 2022

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil