Logo Trata Brasil
Search

Dia Nacional da Mata Atlântica: bioma influência no acesso à água de diversas regiões do país

Ao todo são 17 estados que abrigam a Mata Atlântica, bioma que vem sofrendo com desmatamento desenfreado ao longo dos anos

Neste dia 27 de maio, anualmente é comemorado Dia Nacional da Mata Atlântica. Sendo o Brasil um dos países com a maior biodiversidade do mundo, o bioma da Mata Atlântica tem extrema importância ambiental no controle das mudanças climáticas e, também, no que diz respeito ao abastecimento de água para diversas cidades do país. A data visa conscientizar a população sobre a necessidade de proteger e preservar esse bioma, que infelizmente ao longo dos anos vem sofrendo devastação.

São 17 estados que abrigam a Mata Atlântica: Rio Grande do Sul, Santa Catarina,  Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, , São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia,  Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Cerca de 72% da população brasileira vive inserido na Mata Atlântica.

Dados divulgados pela recente edição do Atlas da Mata Atlântica mostram que o desmatamento da Mata Atlântica aumentou em 66%. Entre 2020 e 2021, o bioma perdeu uma área que equivale a 20 mil campos de futebol. O abastecimento de água para população é um dos principais âmbitos afetados. Os rios e mananciais estão diretamente relacionados com a qualidade e a disponibilidade da água para as localidades do país.

Segundo um estudo realizado Fundação SOS Mata Atlântica, intitulado “O Retrato da Qualidade da Água nas Bacias Hidrográficas da Mata Atlântica”, mais de 20% dos pontos de rios analisados no relatório mostram uma qualidade ruim ou péssima de água, ou seja, não é adequada para uso. Além disso, o estudo apresentou que 72% dos rios da Mata Atlântica mostraram qualidade de água regular e apenas 7% têm água de boa qualidade.

Somados a este desafio, o país ainda apresenta dificuldades em atender a população com os serviços de saneamento básico. São quase 35 milhões de brasileiros sem acesso à água potável e aproximadamente 100 milhões sem atendimento à coleta de esgoto. Para alcançar as metas do Marco Legal do Saneamento básico, é essencial que o país trabalhe com políticas que visam a preservação e proteção da Mata Atlântica, afinal até 2033 está estabelecido que toda população deve ter acesso a 99% de água potável e 90% deve receber coleta e tratamento dos esgotos. Em tempos de escassez hídrica, a precariedade dos serviços de saneamento, e o desmatamento elevado da Mata Atlântica, corroboram para que mais brasileiros fiquem sem esse elemento fundamental que é a água.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil