Logo Trata Brasil

>2 ANOS DE ACOMPANHAMENTO DO PAC SANEAMENTO

O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), lançado pelo Governo Federal, em fevereiro de 2007, compreende investimentos nos diversos setores de infraestrutura com o propósito de estimular ao crescimento econômico do País e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida da população de todas as regiões.

Neste relatório consolidamos dois anos de trabalho de acompanhamento da evolução do PAC e o objetivo de sua divulgação é compartilhar com a sociedade e especialmente com os responsáveis pela condução das políticas públicas, em especial os relacionados aos serviços de água e esgoto, as dificuldades e barreiras que amarram o desenvolvimento do setor.

Os resultados em termos de avanço são frustrantes, mas a identificação das causas e as recomenda ações apresentadas nos Anexos ao relatório podem ajudar no enfrentamento dos entraves que fizeram com que o PAC, depois de três anos ou 75% de prazo, tenha investido menos de 20% dos recursos contratados.

É um desempenho pífio e o Trata Brasil, com o apoio de seus colaboradores a apoiadores, através desse documento, oferece sua contribuição e mostra alguns caminhos para tornar o saneamento um setor mais eficiente.

Detalhes do Estudo

Texto Principal