Logo Trata Brasil
Search

Entenda como o avanço no saneamento básico pode influenciar no aumento do turismo

Universalização dos serviços de água e esgoto podem trazer milhares de benefícios para o setor

Neste dia, 27 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Turismo. A data é comemora desde 1980, em que foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OTM). Um dos pilares da economia de um país, sendo responsável pela geração de milhares de empregos, o pleno exercício do turismo está ligado diretamente com a qualidade dos serviços básicos de uma localidade. Segundo dados do IBGE,ME, ano base 2020, mais de 6,8 milhões de pessoas trabalham no setor de turismo no Brasil.

No país, são inúmeros os pontos turísticos que recebem pessoas de diferentes lugares do mundo. Inclusive, uma das sete maravilhas do mundo é o Cristo Redentor, localizado no Rio de Janeiro. Entretanto, segundo o  Ranking International Tourism Highlights 2020, relatório realizado pela OTM, o Brasil não está nem entre os 10 países mais visitados no mundo.

Quando analisado as condições de saneamento básico nacional é possível refletir uma das questões que o país não figura entre os primeiros. Ainda existem quase 35 milhões de brasileiros sem acesso à água potável e 100 milhões de pessoas não têm acesso à coleta de esgoto, refletindo em centenas de pessoas hospitalizadas por doenças de veiculação hídrica. Não obstante, o país também tem dificuldades com o tratamento do esgoto, isto é, somente 50% do volume gerado são tratados – mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.

A ausência dos serviços afeta até mesmo na renda dos trabalhadores do setor de turismo. Isto é, informações do IBGE,ME presentes no Painel Saneamento Brasil, apontam que o rendimento médio dos empregados em turismo que moram em residências com saneamento básico é de R$ 1.700,23. Em contrapartida, a renda do trabalho no turismo para quem sofrem com a precariedade dos serviços de água e esgotamento sanitário é de apenas R$ 592,43 – uma grande diferença de 1.107,80 reais.

Para este Dia Mundial do Turismo é importante ressaltar que com a universalização dos saneamento básico, o setor do turismo irá crescer exponencialmente, melhorando a economia do país e na geração de mais empregos para os brasileiros.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil