Logo Trata Brasil
Search

Quase 35 mil jovens brasileiros foram internados por doenças de veiculação hídrica, aponta dados do DATASUS

No Dia Nacional da Saúde de Adolescente e Jovens, a falta dos serviços básicos reflete diretamente no desenvolvimento dessa faixa etária 

Uma das áreas mais afetadas pela precariedade dos serviços de saneamento básico no país é a saúde. Neste Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens, data celebrada nesta quinta-feira, 22 de setembro, o Instituto Trata Brasil apresenta dados presentes no Painel Saneamento para ilustrar como a falta do acesso à água e do esgotamento sanitário impacta essa população jovem. 

De acordo com informações disponibilizadas pelo DATASUS, ano base 2020, no país ocorreram quase 200 mil internações por doenças de veiculação hídrica. É importante ressaltar que devido à pandemia, esses dados precisam ser analisados com cuidado, pois durante esse período os leitos hospitalares priorizaram pacientes contaminados com a Covid-19.

Ao todo, o país teve despesas com internações por doenças de veiculação  na ordem de R$ 70 milhões de reais. 

Dentre esses números de internações, entre 5 e 19 anos, aproximadamente 35 mil  crianças, adolescentes e jovens foram hospitalizados por doenças associadas à falta de saneamento básico. Nesta fase da vida, além de prejudicar o jovem em se desenvolver de maneira saudável, a precariedade dos serviços básicos pode afetar no desenvolvimento escolar e futuramente interferir na sua carreira profissional.

Segundo dados do IBGE 2020 presentes no Painel Saneamento Brasil, uma pessoa que mora em um local com saneamento básico passa, em média, nove anos na escola. Por outro lado, o(a) aluno (a) que vivem sem o saneamento básico frequenta o período escolar, em média, por cinco anos. 

Desta forma, alcançar a universalização do saneamento básico é garantir que os adolescentes e jovens brasileiros tenham plena condição de frequentar o ambiente escolar de maneira saudável e segura. A partir de outros dados de saneamento, presentes no Painel do Instituto Trata Brasil, é possível refletir sobre o impacto da falta dos serviços básicos em diversos âmbitos e em diferentes recortes locais – confira em: https://www.painelsaneamento.org.br/.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil