Coordenadora de projetos do Trata Brasil explica um pouco mais sobre o intuito da ação.
Para legitimar as ações em busca da universalização de saneamento, o Instituto Trata Brasil realiza projetos sociais em áreas que apresentam precariedade nos serviços básicos. Entre os dias 16 e 19 de agosto, o ITB por meio de uma parceria com o Inec (Instituto Nordeste da Cidadania) iniciou o projeto ‘Brincar para Sanear’ na zona rural de Caucaia (CE).
O projeto tem como objetivo realizar uma série de ações educativas com crianças de quatro escolas localizadas no interior do Ceará. Desta forma, o intuito é conscientizar crianças e suas famílias para o uso racional da água e a importância do saneamento básico para qualidade de vida.
A coordenadora de projetos do Trata Brasil, Edna Cardoso, comentou como as crianças receberam o projeto. “O ‘Brincar para Sanear’ teve uma forte aceitação pelas crianças. A metodologia foi pensada de acordo com a faixa etária das crianças, as quais foram super participativas nas ações e aderiram facilmente o projeto”.
Ademais, nos dias de 29 de agosto a 12 de setembro, as ações chegam em três municípios da Bahia, os quais são: Barra do Choça, Encruzilhada e Vitória da Conquista. Desta vez, a Water.org em parceria com o Trata Brasil, promove o projeto para essas localidades. Edna comentou que na Bahia, o projeto pretende atingir mais de 3 mil alunos.
Além disso, ressaltou também, a importância da realização de projetos como o ‘Brincar para Sanear’ que visam trazer conhecimento sobre os serviços básicos no país. “Estamos apresentando um assunto que muitos desconhecem. Quando falamos de acesso à água potável e esgotamento sanitário, as pessoas não imaginam que existem 35 milhões de brasileiros sem água potável e aproximadamente 100 milhões sem coleta de esgoto” – aponta Edna.
Analisando como essas crianças que estão sendo ensinadas e informadas através de ações lúdicas sobre o saneamento básico, Edna Cardoso refletiu sobre a influência do projeto na vida de cada uma, fazendo total diferença para que no futuro, elas sejam adultos instruídos. “É essencial que eles saibam que o saneamento básico é um direito de todos. Que mais projetos com esse foco possam ser desenvolvidos para que alcance todas as localidades do país e desta maneira tenhamos um Brasil mais justo – finaliza a Coordenadora de Projetos.