Logo Trata Brasil

>Conheça os indicadores de saneamento básico da capital federal do Brasil

Inaugurada em 1960 como capital brasileira, Brasília apresenta ótimos indicadores de saneamento básico

Brasília, capital federal do Brasil, abriga mais de 3 milhões de habitantes. Na capital, o acesso à água potável chega para 99% da população e 90,9% dos moradores recebem coleta de esgoto, enquanto 90% dos esgotos gerados são tratados – esses indicadores de saneamento já atingiram a meta prevista pelo Marco Legal do Saneamento. Em relação ao índice de perdas na distribuição, a cidade desperdiça 34,4% da água potável.

Quadro 1 – Evolução dos indicadores de saneamento em Brasília entre 2015 e 2020

Brasília está entre as 20 melhores cidades do país nos indicadores dos serviços básicos, segundo o Ranking do Saneamento 2022 divulgado pelo Instituto Trata Brasil. Observa-se na tabela acima que a cidade apresentou melhora em todos os serviços, com destaque no tratamentos dos esgotos.

Em 2015, a capital do Distrito Federal tratava 82,2% do esgoto, no ano de 2020 o indicador evoluiu 7,8 pontos percentuais, chegando a 90% de tratamento. Além disso, nesse período a coleta de esgoto melhorou em 6,4 p.p.

Analisando o índice de perdas na distribuição, a cidade mostrou uma sucinta melhoria. Apesar do número estar abaixo da média nacional de 40,1%, Brasília 

ainda está fora dos padrões de excelência estabelecidos como meta para 2033, isto é, 25% em perdas na distribuição.